Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 71. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

0cm 0pt; TEXT-INDENT: 0cm; TEXT-ALIGN: left" align=left> 

O mais importante aqui é saber que é possível ativar/desativar a depuração integrada, fazendo com que o programa seja sempre executado sem o link com o depurador (opção Integrated debugging); durante o processo de debug, transformar os editores em read-only, impedindo a modificação do código (Mark buffers read-only on run); e reorganizar o menu do editor principal, facilitando a localização das debug tools (Rearrange editor local menu on run).

 

Nota: Todas as opções aqui configuradas são independentes do projeto ativo.

 

Uma outra opção interessante é encontrada na seção Language Exceptions e se chama Notify on language exceptions. Até o Delphi 8, essa opção se chamava Stop on Language Exceptions, devido a algumas mudanças no tratamento das exceções disparadas pelo executável que está sendo depurado. Nas versões anteriores, quando uma exceção era disparada, o depurador pausava a execução do programa até que a sua continuação fosse solicitada.

Por essa opção não ser sempre desejada pela maioria dos desenvolvedores, muitos optavam por desativar temporariamente o tratamento de exceções pelo depurador ou, até mesmo, desativar a depuração integrada. Uma solução mais elegante seria utilizar breakpoints para tal fim, o que será visto adiante. Mesmo assim, as novas versões do Delphi optaram por facilitar a vida dos desenvolvedores, adicionando duas novas funcionalidades ao IDE: o Run without debugging e o Debugger Exception Notification.

Diversas vezes queremos testar apenas a execução do programa sem linká-lo ao depurador. Para tanto, podemos utilizar uma função introduzida no Delphi 8, a Run>Run Without Debugging.

A janela Debugger Exception Notification aparece a cada vez que uma exceção é disparada e tratada pelo depurador (Figura 2).

 

Figura 2. A janela Debugger Exception Notification

 

Nossas opções são:

·         Break: Para pausar a execução e mostrar o código (como anteriormente);

·         Continue: Ignorar a exceção e voltar para o programa em execução;

·         ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo