Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 75. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
imge
Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Editorial

Você já parou para pensar qual a melhor forma de aliar as poderosas técnicas de programação orientada a objetos (POO), para criar uma camada independente de acesso a banco de dados, abstraindo a aplicação de detalhes específicos do SGBD e tipo de conectividade? Nesta edição, César, Miguel e Francisco trazem na matéria de capa uma solução para alcançar esses objetivos. Conheça as diferenças existentes na linguagem SQL para cada tipo de BD, como Firebird, Oracle, SQL Server e PostgreSQL. Saiba os cuidados necessários para não tornar sua aplicação dependente de um único BD, principalmente se o seu cliente puder optar por outro fornecedor. Veja ainda como usar a POO para criar classes para fazer a persistência e abstração do acesso a BD.

Ultimamente, temos ouvido falar muito em tecnologias como AJAX. Não tenho dúvida que estamos diante de uma grande revolução, pois aquilo que parecia ser a pior limitação da Web, está com os dias contados. Com o AJAX, podemos limitar os postbacks ao servidor, evitando refreshs totais da página. Podemos chamar métodos no servidor, de forma assíncrona e sem atualizar a página, e então ajustar pequenas porções da tela. Será que as aplicações Web vão por fim de uma vez por todas, à era Desktop/Win32? Não quero arriscar uma opinião prematura, mas confesso que é muito importante estar preparado para isso. No artigo do Fabrício, saiba como utilizar AJAX em suas aplicações Delphi com ASP.NET.

Confira ainda muito sobre POO, programação com API, o mini-curso do Luciano Pimenta que mostra a criação de uma loja virtual completa usando Delphi e ASP.NET e muito mais! Uma ótima leitura, sucesso com o Delphi e um grande abraço.