Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 80. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.

Os artigos disponíveis somente através do formato HTML.

 

BDS

Utilizando a ferramenta QA Metrics

 

Diante da complexidade envolvida na construção de um produto de software de qualidade, e também da necessidade de um efetivo acompanhamento gerencial em busca de possíveis problemas que podem comprometer o bom funcionamento ou manutenibilidade do mesmo, torna-se necessária a implementação de uma boa estratégia de gerenciamento do desenvolvimento.

Para isso, podem ser utilizadas métricas como métodos de mensuração de software, sendo uma métrica um indicador de uma determinada característica, como complexidade, número de linhas de código ou de defeitos, por exemplo. Com os resultados das coletas das métricas podem ser destacadas as partes do software que necessitam ser redefinidas, sendo uma importante ferramenta gerencial.

O Delphi 2006 suporta uma grande variedade de métricas. Este artigo apresenta a ferramenta QA Metrics através de um estudo de caso, considerando um sistema de Controle Acadêmico que será analisado mediante algumas das métricas disponibilizadas pela ferramenta, permitindo sua análise e conseqüente apoio à tomada de decisão.

 

A Ferramenta QA Metrics

Para utilizar a ferramenta QA Metrics em um projeto existente, deve-se acessar a guia Model View do Project Manager. Será apresentada uma mensagem perguntando se o usuário deseja configurar o projeto para utilizar suporte à modelagem. Confirmando a pergunta, a ferramenta de métricas estará disponível através do menu de contexto (Figura 1).

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo