Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 83. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

>

Mão na Massa

Como escanear e armazenar documentos com Delphi

 

Certamente uma das maiores vantagens em informatizar uma empresa hoje, resume-se em armazenar em bancos de dados milhares de informações geradas no dia-a-dia, tais como dados de vendas, cotações, relatórios de movimentação de mercadorias, extratos bancários e uma série de outros relatórios importantes para o bom andamento dos negócios.

Porém, o que vemos é um grande acumulo de papéis, muitos deles gerados pelo próprio sistema da empresa, já que fica muito mais fácil visualizá-los impressos. Pensando em diminuir a quantidade de papel, algumas empresas costumam digitalizar seus documentos e armazená-los no computador para posterior análise ou apenas no intuito de arquivá-los.

Neste artigo veremos como desenvolver um cadastro de documentos e usufruir de um recurso pouco utilizado no dia-a-dia: o escaneamento de imagens. Vamos colocar a mão na massa.

 

Nota: Para este artigo é necessário basicamente um scanner de mesa devidamente instalado, tanto fisicamente quanto logicamente, através do software que acompanha o aparelho.

 

Entendendo o projeto

Nosso projeto terá como objetivo interagir com o software do scanner instalado no Windows. Faremos com que o projeto invoque o aplicativo e aguarde até que o usuário conclua a digitalização da imagem.

Logo em seguida a imagem é transferida para um DBImage que é salvo automaticamente em nossa base de dados.  Para isso, usaremos um componente freeware pouco conhecido que faz todo o trabalho de captura e interação com o usuário. Ele tem a função de “conversar” com a biblioteca TWAIN_32.DLL presente no sistema operacional.

Instalando o componente

Junto com o exemplo deste artigo segue o pacote (DPK) de instalação do AcquireImage ( ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo