Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 84. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

lass=Corpo style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt 64.35pt; TEXT-INDENT: -18pt; TEXT-ALIGN: left; tab-stops: list 64.35pt; mso-list: l0 level1 lfo1" align=left>·         Atender as necessidades de diferentes stakeholders pode gerar requisitos conflitantes;

·         Requisitos mudam durante o processo de desenvolvimento, stakeholders novos podem surgir e o ambiente de trabalho mudar;

·         Fatores políticos e organizacionais podem influenciar os requisitos do sistema, uma vez que, quem tem o poder de decisão pode impor diferentes requisitos ao sistema.

Então, torna-se difícil manter sob controle o conjunto de requisitos de um sistema, mesmo diante de alterações inevitáveis. Na prática, a gerência de requisitos é fundamental para que essas mudanças sejam controladas e, através de um planejamento, devem-se adotar políticas para a identificação de requisitos e gerenciamento de mudanças.

 

A ferramenta CaliberRM

CaliberRM é uma ferramenta de automação de gerenciamento de requisitos, que funciona em ambiente cliente/servidor. Utilizado no desenvolvimento de projetos de software, visa facilitar a colaboração, análise de impacto devido às mudanças e o gerenciamento de alterações de requisitos, ajudando os participantes do projeto a aumentar a qualidade das aplicações, sua produtividade e a satisfação dos usuários finais.

Essa ferramenta não trata os requisitos como simples documentos, mas sim como um grupo de objetos integrados e reutilizáveis, além de contar com um repositório central, permitindo a comunicação entre todos os envolvidos no projeto.

Permite também a integração com outras ferramentas, como o Delphi, facilitando a relação entre os requisitos e o código-fonte da aplicação.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo