Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 85. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

mos a partir de agora, mais uma plataforma de desenvolvimento: o Delphi para PHP.

Confesso que ultimamente tinha vários projetos onde não utilizava nenhuma versão do Delphi. Eram projetos com orçamentos muito baixos que impediam investimentos em infra-estrutura de hardware e licenças para aplicações Web, de certa forma simples.

Utilizava várias ferramentas para criação de sites. Algumas até facilitavam na geração de páginas de manutenção em banco de dados, mas qualquer coisa a mais ocasionava horas de pesquisa na linguagem PHP.

Agora os meus e os seus problemas acabaram: Delphi for PHP! Com o Delphi for PHP novamente comprovaremos nossa força, pois, de forma rápida e simples poderemos criar aplicações em PHP, levando em conta toda a nossa experiência em Delphi, adquirida em anos de trabalho.

Para quem nunca trabalhou com Delphi e desenvolve em PHP, certamente gostará dessa novidade que simplifica em muito a realização de tarefas cotidianas. Imagine arrastar o nome de uma tabela para um formulário e tudo ficar pronto, como em um passe de mágica, sem escrever uma linha de código sequer.

Ainda, imagine se essa tabela estiver representada por uma grade (Grid), já “zebrada” (com cores diferentes), com ordenação dos registros através de um simples clique no título da coluna e com a opção de ocultar colunas. Está achando demais? Bem, para finalizar essa grade ainda permite a edição dos registros e seu update no banco, utilizando Ajax. Tudo isso sem escrever uma linha de código!

Os desenvolvedores mais antigos em PHP poderiam dizer que se trata de um gerador de código e que o mesmo deve gerar um código enorme. Bem, é aí que eles se enganam, pois o Delphi for PHP utiliza todo o poder de Orientação a Objetos (OO) disponível no PHP 5, o que otimiza em muito o desenvolvimento e as aplicações resultantes. A grande dificuldade está em trabalhar totalmente orientado a objetos, o que não era necessário nas outras versões do PHP. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo