Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 89. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

GIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: left" align=left>Com o PocketPC, o funcionário registra os questionários direto no dispositivo. Esses dados podem ser armazenados no dispositivo ou enviados diretamente a um servidor de banco de dados. Porém, como nem sempre há conectividade entre o dispositivo móvel e um servidor, os dados são gravados localmente e enviados posteriormente ao servidor.

Neste artigo, veremos os recursos necessários para desenvolver aplicações para dispositivos móveis no BDS2006 e construiremos uma aplicação de pesquisa de opinião com acesso a um banco de dados PostgreSQL. Você pode utilizar qualquer banco de dados que desejar, como por exemplo, o Firebird ou MySQL.

Vamos configurar o ambiente de desenvolvimento, aprender a utilizar o Compact Framework Build Helper e os emuladores, configurações de rede e outras opções.

 

.NET Compact Framework

O .NET Compact Framework (.NET CF) é um subconjunto do .NET Framework para desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. Como os PocketPC’s e SmartPhones têm restrições de tamanho de tela, capacidade de processamento e memória, não temos disponíveis todas as classes e componentes existentes no .NET Framework.

O BDS2006 possui um compilador para .NET CF, mas o Form Designer não está adaptado para construir formulários para esse Framework, que não possui algumas propriedades e métodos que existem para aplicações Windows Forms para computadores desktop com o .NET Framework completo.

 

Download das ferramentas

Para montar o ambiente de desenvolvimento será necessário fazer download de algumas ferramentas. Algumas dessas requerem uma conexão com a internet durante a instalação, pois elas precisam baixar pacotes adicionais.

Outras avisarão, durante a instalação, sobre a falta do Microsoft Embedded Visual C++. Essa ferramenta não é necessária, pois não desenvolveremos aplicações em C++. A seguir, temos a lista de ferramentas a serem baixadas:

·         .NET Compact Framework 1.0 Service Pack 3 BR Redistributable: Pacote contendo os assemblies para rodar aplicações para .NET Compact Framework 1.0. Endereço: www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=a5a02311-194b-4c00-b445-f92bec03032f;

·         Windows CE 5.0 Device Emulator: Emulador para testar as aplicações desenvolvidas com Compact Framework. Permite emular imagens de dispositivos com WindowsCE, Windows Mobile 2003 e 2003 SE para PocketPC e Smartphone. Endereço: www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=A120E012-CA31-4BE9-A3BF-B9BF4F64CE72&displaylang=en;

·         SDK for Windows Mobile 2003-based Pocket PCs: Imagens de Windows Mobile 2003 para Pocket PC para o WindowsCE Emulator. Endereço: www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=9996b314-0364-4623-9ede-0b5fbb133652&DisplayLang=en;

·         Microsoft Device Emulator 2.0: Emulador para Windows Mobile 5. Apesar de ser a versão 2.0, o instalador cria uma pasta 1.0. Endereço: www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=dd567053-f231-4a64-a648-fea5e7061303&DisplayLang=en;

·         Microsoft Device Emulator Images: Imagens de dispositivos para serem usadas com o Microsoft Device Emulator. Endereço: www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=C62D54A5-183A-4A1E-A7E2-CC500ED1F19A&displaylang=en;

·         Virtual Machine Network Driver for Microsoft Device Emulator: Requerido para o Device Emulator, para permitir fazer uma rede entre o PC e o emulador. Endereço: www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=dc8332d6-565f-4a57-be8c-1d4718d3af65&displaylang=en;

·         Microsoft ActiveSync 4.5 BR: Software utilizado para fazer sincronização de dados entre o PC e o dispositivo móvel. Com ele pode-se fazer transferência de dados também do PC para o emulador. Endereço: www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=9e641c34-6f7f-404d-a04b-dc09f8141141.

·         Compact Framework Build Helper 1.3 for BDS2006: Plugin para o BDS2006 que facilita a construção de aplicações para Compact Framework enquanto o BDS não inclui um Form Designer específico para esse framework. Feche o BDS antes de iniciar a instalação. Endereço: cc.codegear.com/item.aspx?id=24129 ou www.jed-software.com/cf.htm.

Baixando as ferramentas citadas anteriormente, não há obrigatoriedade de baixar as que mostrarei a seguir, pois já será possível testar as aplicações no WindowsCE Emulator ou Device Emulator, as ferramentas a seguir são apenas imagens adicionais de sistemas operacionais:

·         SDK for Windows Mobile 2003-based Smartphones: Imagens de Windows Mobile 2003 para Smartphones para o WindowsCE Emulator. Endereço: www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=a6c4f799-ec5c-427c-807c-4c0f96765a81&displaylang=en;

·         Windows Mobile 2003 Second Edition Emulator Images for Pocket PC: Imagens de Windows Mobile 2003 SE para Pocket PC para o WindowsCE Emulator. Endereço: www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=5c53e3b5-f2a2-47d7-a41d-825fd68ebb6c&DisplayLang=en;

 

O Windows Mobile 5.0 SDK for Pocket PC requer o Visual Studio instalado, assim, não utilizaremos as imagens dele. Caso você possua o Visual Studio, você pode baixar o Windows Mobile 5.0 SDK for Pocket PC em www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=83A52AF2-F524-4EC5-9155-717CBE5D25ED&displaylang=en.

Utilizaremos o banco de dados PostgreSQL que pode ser baixado no site oficial em www.postgresql.org, mas como falei, você pode utilizar o banco que desejar. Para administrar o banco de dados pode-se utilizar a ferramenta PgAdmin, que vem junto com o instalador do banco de dados para Windows.

Sugiro a ferramenta SQL Manager 2007 Lite for PostgreSQL, disponível para download em www.sqlmanager.net/products/postgresql/manager. A EMS, empresa que produz a ferramenta possui excelentes ferramentas de administração para diversos bancos de dados. Existe a versão paga e a versão lite, que é gratuita. A versão Lite não possui alguns recursos existentes na versão completa, mas mesmo assim, é uma excelente ferramenta.  A instalação de todas as ferramentas são bastante simples, e dispensam comentários, basta usar as opções padrão.

 

Compact Framework Build Helper

Após instalar o Compact Framework Build Helper (a partir de agora o chamarei apenas de CF Builder), abra o BDS2006. Durante o carregamento será aberta uma janela para configuração do plugin como mostra a Figura 1.

 

Figura 1. Configurando o CF Builder

 

Na Tabela 1 temos a finalidade dos principais campos mostrados na figura.

 

Campo

Finalidade

Compiler Path

Caminho do Compilador Delphi .Net

Library Path

Caminho onde estão os arquivos DCUIL para o Compact Framework. Esses arquivos são os antigos DCU só que compilados na Microsoft Intermediate Language (IL). Não é necessário informar.

Compiler Options

Define opções de compilação. Você pode clicar com o botão direito no campo para escolher as opções. O botão logo abaixo facilita o preenchimento desse campo. A opção “–DCF” cria um Conditional Define de nome CF, no momento de compilação do projeto, para identificar que o projeto será compilado para Compact Framework.

Clicando com o botão direito no campo você pode selecionar também os assemblies do .NET Compact Framework que deseja utilizar. Como no BDS2006 não existem os arquivos DCPIL correspondentes aos assemblies do .NET CF, para serem utilizados na compilação do projeto, pois

a Microsoft requer que você tenha o Visual Studio para compilar as aplicações para Compact Framework, precisaremos utilizar assemblies diferentes na compilação do projeto.  Esses assemblies diferenciados do .NET CF estão compactados dentro da pasta de instalação do .NET CF 1.0 (normalmente em C:\Arquivos de programas\Microsoft .NET Compact Framework 1.0 SP3). Vamos utilizar os assemblies para processadores ARM, que são suportados pelos emuladores, descompactando o arquivo netcf.core.ppc3.ARM.cab.

Precisamos renomear esses arquivos para os seus nomes reais. Você pode criar um arquivo BAT para executar os comandos a seguir e renomear os arquivos:

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo