Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 90. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF. imagem_pdf.jpg

Editorial

       

  Comecei a desenvolver com ASP.NET ainda quando o Delphi for .NET era apenas um compilador. E desde lá fiquei encantado pela riqueza de recursos que o framework Web oferece. Temos controles servidores, temos muitos recursos para performance (como cache), um mecanismo robusto para acesso a dados (ADO.NET), a facilidade do desenvolvimento drag & drop e baseado em eventos. Não tenho dúvidas que o ASP.NET é hoje a melhor solução para o desenvolvimento Web com Delphi. E digo mais, a nova versão do Delphi, a RAD Studio 2007, vem com suporte ao ASP.NET 2.0, e com ele uma vasta variedade de novos recursos antes só disponíveis para quem trabalhava com Visual Studio 2005. Temos Master Pages, DataSources, Web Parts, Temas e Skins, serviços de Membership e Login (tudo pronto), Profiles, Navegação, novos controles (mais de 50) e muito mais. Acredite, você vai desenvolver para Web com o mesmo poder RAD que tem hoje no Delphi Win32. Amigo leitor, se ainda não começou a desenvolver com essa poderosa e robusta tecnologia, essa edição é para você.

Ainda nesta edição, o Manoel traz a segunda parte do artigo que mostra como desenvolver aplicativos móveis para Pocket PC com o Delphi, criando agora a aplicação Pocket propriamente dita, que acessa o Web Service criado na edição anterior. O Adriano aproveita o seu mini-curso para mostrar um interessantíssimo recurso, como trabalhar com arquivos de remessa e retorno para realizar a cobrança junto a instituições bancárias, segundo as normas da FEBRABAN. Em sua outra colaboração, Adriano traz mais um artigo sobre automação comercial mostrando agora como fazer com que sua aplicação interaja com leitores de códigos de barra.

O uso do RAD e POO em uma aplicação é algo inversamente proporcional. Quanto mais RAD você desenvolve, menos faz uso da POO. Quanto mais POO você utiliza, mais perde os recursos do RAD. O Paulo Quicoli apresenta um poderoso padrão de projeto largamente utilizado em médios e grandes projetos, chamado Model-View-Controller (MVC), que permite que você separe em camadas as diferentes partes da sua aplicação. E o melhor de tudo, sem perder o poder RAD do Delphi. DataModules é o tema do artigo do Pablo e Fernando Prass, na coluna Easy Delphi. Aprenda a utilizar corretamente DataModules em suas aplicações client/Server.

E temos muito Delphi for PHP: o Fabrício continua o seu mini-curso que está mostrando como construir uma aplicação completa com Delphi for PHP, e temos a continuação do artigo introdutório sobre a linguagem (2ª parte) agora mostrando os tipos de dados utilizados no PHP.

  

        Sucesso a todos, bons códigos, muito Delphi na cabeça e boa leitura!