Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 90. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição. ref="https://www.devmedia.com.br/clubedelphi/zip/edicao90/artigo5.zip" title="artigo5">Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

win32

Gráficos

Dicas práticas para a criação de gráficos em aplicações

Criado por Descartes para desenhar um raciocínio, a utilização de representação por Gráficos (graphikós), possibilita transmitir um significado de planilhas ou tabelas complexas de uma forma mais eficiente e simples. Em nossos sistemas, com informações armazenadas em banco de dados, a necessidade de mostrar as informações de uma forma de fácil compreensão muita vezes nos obriga a utilizarmos esses recursos.

Baseados nessa metodologia veremos no decorrer deste artigo como construir gráficos a partir de informações armazenadas em um banco de dados. Utilizaremos o Delphi 7, que fará acesso através dos componentes da paleta dbExpress à base de dados Employee.fdb que acompanha a instalação do Firebird. Para criar os gráficos utilizaremos o componente DBChart da paleta Data Controls.

Nos gráficos que iremos criar, vamos utilizar duas formas distintas de exibir os registros. Na primeira iremos exibir os registros absolutos que serão retornados de uma consulta SQL. E a segunda iremos parametrizar a quantidade de registros a ser exibida, onde o restante das informações não atingidas pelo parâmetro de limite da busca será mostrado em uma categoria “OUTROS” criada no gráfico com a devida porcentagem de valores a quantidade correspondida.

Criando a aplicação

Utilizaremos no decorrer deste artigo para criação do exemplo de gráficos o Delphi 7, mas qualquer outra versão poderá ser utilizada. Crie uma nova aplicação no menu File|New> Application. Altere o nome do formulário para “frmPrincipal” e defina o Caption do formulário principal para “Gráficos com Win32”. Salve a unitcomo “uGraficos.pas" e o projeto salve como "Gráficos.dpr".

Crie agora um novo formulário, a partir do menu File|New>Form que utilizaremos para exibir todos os registros resultantes de uma pesquisa SQL à base de dados sem nenhum parâmetro de limitação de registros. Altere o nome para “frmCustomerCountry” e a propriedade Caption para “Clientes por País”. Salve a Unit do formulário como “uCustomerCountry.pas".

Adicione também, através do menu File|New>Data Module, um Data Module ao projeto, que será utilizado para configuração do componente de conexão ao banco de dados e também dos componentes de consulta. Altere o nome do Data Module para “DM” e salve a unit como "uDM.pas".

Adicione ao Data Moduleum componente SQLConnection (“sqlConexao”) da paleta dbExpress.Altere a propriedade LoginPrompt para False e com um duplo clique abra o diálogo de configuração da conexão. Na caixa de diálogo que aparece cliqye no botão "+" e adicione uma nova conexão. Selecione em ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo