Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 90. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

No Borland Developer Studio 2006, selecione o menu File|New>ASP.NET Web Application – Delphi for .NET e crie um projeto do tipo ASP.NET Web Application chamado “DelphiMag. Na caixa de diálogo (Figura 1) que se abre digite o nome da aplicação como citado anteriormente, configure seu caminho item Location e escolha o servidor no item de mesmo Server.

 

Figura 1. Criação de projeto ASP.NET no Delphi

 

Clique no botão “OK” para criar automaticamente o site virtual dessa aplicação. Note que já existe um arquivo chamado WebForm1.aspx. Clique em File>Save as... e salve o arquivo como “Listas.aspx”. No fundo do documento, digite o texto “Controle de Listas ASP.NET” e utilize a barra de ferramentas de formatação acima da página para melhorar a aparência do texto. Exiba a paleta de componentes do Delphi no menu View>Tool Palette (CTRL + ALT + P) caso não esteja visível e veja toda a lista de controles disponíveis.

Monte uma página com os seguintes controles:  Um Label onde sua propriedade text será “Prato”, um TextBox com a propriedade ID igual a “txtPrato”, cinco Buttons com os ID’s iguais a “btnIncluir”, “btnExcluir”, “btnLimpar” e “btnPesquisar” respectivamente. Modifique também a propriedade Text de cada Button digitando o nome da função que cada um exercerá no exemplo. Em seguida adicione também um ListBox sendo que seu ID será (“lstCardapio”) e SelectionMode igual a Multiple. Inclua um novo Button com Text igual a “Selecionados” e ID “btnSelecionados”. Por último inclua um Label e altere suas propriedades ID para “lblItems” e Text para “”. Observe na Figura 2 uma sugestão de layout para o exemplo.

  ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo