Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 91. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

AN> - para acesso ao SQL Server;

Oracle Provider - para acesso ao Oracle;

OleDB Provider - para acesso a fontes de dados que possuam um driver OleDB;

ODBC Provider - para acesso a fontes de dados que possuam um driver ODBC;

Para acessar o Firebird, poderíamos usar qualquer um dos dois últimos Providers (ODBC ou OLEDB). No entanto, seria necessário instalar uma camada extra (um driver OLEDB ou ODBC), o que comprometeria o tempo de resposta, que é crítico em soluções Web.

 

Download e instalação do Firebird Data Provider

Acesse o endereço www.firebirdsql.com, clique no link Download e a seguir em Firebird .NET Data Provider. Baixe e instale a última versão do Data Provider for .NET Framework 1.1, bastando seguir os passos no assistente que será iniciado.

 

Nota: Neste artigo usaremos versão 1.7 do Provider, versão mais recente disponível até o fechamento desta edição.

 

Após a instalação, no Delphi 2006 clique no menu Component|Installed .NET Components. Digite “Firebird Data Provider” na opção Category, clique no botão Select an Assembly (Figura 1) e escolha o arquivo FirebirdSql.Data.Firebird.dll, localizado no diretório de instalação do Provider, por padrão em C:\Arquivos de programas\FirebirdNETProvider(versão). Clique em Ok e observe que os novos componentes para acesso ao Firebird estão agora disponíveis no IDE (Figura 2).


Figura 1. Instalação do provider .NET no Delphi


Figura 2. Componentes do provider .NET Firebird já instalados

 

Desenvolvendo o exemplo

Na parte 1, você aprendeu a criar uma aplicação .NET no Developer Studio 2006. Então, abra a aplicação DelphiMag, criada na parte 1, e adicione um novo formulário usando a opção File|New|Other>Delphi for .NET Projects>New ASP.NET Files>ASP.NET Page). Salve o arquivo como BancoDados.aspx” usando a opção File>Save as. Vamos montar um formulário semelhante ao da Figura 3. Para isso a primeira providência é digitar o título principal da página. Clique em qualquer lugar do formulário e digite “Banco de Dados – ASP.NET”. Para formatar basta selecionar o texto e usar os botões na barra de ferramentas superior. Em seguida pressione Enter e clique no botão Insert table também na barra de ferramentas.


Figura 3. Exemlo de página em nosso exemplo

Na caixa de diálogo que se abre (Figura 4) digite “3” para Rows (linhas) e “2” para Columns(colunas), ou seja, estamos criando uma tabela com três linhas e duas colunas.

 

Nota: Na Web as tabelas são normalmente utilizadas para alinhar elementos nas páginas. Elas são representadas pela tag Table e possuem outras tags tais como: TD = célula e TR = linha. Cada uma dessas tags possui seus próprios atributos/propriedades.

 


Figura 4. Inclusão de tabela na página

 

Após inserida a tabela, note que no Tag Editor na parte inferior do Delphi (Figura 5) são criadas as tags TR e TD e assim por diante. À medida que vamos adicionando novos elementos à página, este editor é alterado simultaneamente, isso porque ele reflete todas as alterações e converte-as ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo