STRONG>Veja como criar um sistema on-line de controle para uma vídeo-locadora

 

Neste artigo veremos a continuação da criação de um sistema online para vídeo-locadora, onde faremos a conclusão dos principais processos que envolvem reservas, retiradas e devolução de filmes por meio de usuários e também a disponibilidade de consultas. Nesta etapa do artigo faremos a criação de páginas para autenticação de usuários e também para autenticação de administradores do sistema de locadora.

Para reservas, criaremos uma página específica aos usuários onde os mesmos poderão realizar buscas de filmes e reservar os mesmos para retirada na locadora. Também a criação de uma área administrativa para efetivação das retiradas feitas por meio de reservas online e manutenções de empréstimos, podendo registrar novas locações ou devolvendo filmes locados, centralizando este processo aos administradores da locadora.

Relembrando o artigo anterior, criamos o banco de dados com toda a estrutura de tabelas necessárias, além da configuração da conexão do sistema com o banco de dados utilizando os componentes específicos para conexão com o Firebird. Criamos também no artigo anterior as páginas de manutenção dos gêneros e vídeos da locadora, onde criamos todos os nossos componentes de conexão e pesquisas no código da página (runtime), processo este que terá continuação nesta segunda etapa do artigo.

 

Login de Usuários

Retomando o projeto criado no artigo anterior, após reaberto o mesmo adicione uma nova ASP.NET Page, através do menu File|New>Other>Delphi for .NET Projects>New ASP.NET Files>ASP.NET Page e altere seu nome paralogin.aspx”. Adicione ao corpo da página uma tabela de 4 linhas e 1 coluna com 300 pixels de largura. Na primeira linha digite o texto “Login de Clientes” e faça a formatação do texto. Na segunda linha da tabela adicione uma nova tabela com 2 linhas e 2 colunas ocupando 100% da largura disponível, onde deverá digitar nas linhas da primeira coluna o texto “Usuário” e “Senha” e nas linhas da segunda coluna adicionar dois componentes TextBox(“txtUser”, “txtSenha”) alterando a propriedade TextMode do txtSenha para “Password”. Adicione na linha 3 um Button(“btnLogin”) e na última linha da tabela crie um link para o login dos administradores, direcionando à página login_adm.aspx que será criada no decorrer do artigo.

Acessando o código da página (use a tecla de atalho F12), crie a constante “strConexao” na área Interface da página informando a string de conexão com o banco. Esse valor será usado mais adiante para que o componente fbConnection acesse o BD. Da mesma maneira como utilizado no artigo anterior, declare a constante conforme código a seguir:

 

const

  strConexao = 'User=SYSDBA;Password=masterkey;

  Database=LOCADORA.FDB;';

 

De volta ao corpo da página (F12), com um duplo clique sobre o btnLogin, adicione ao seu evento OnClick o código da Listagem 1 responsável por realizar a autenticação do usuário e senha digitados e direcionar o usuário a página correspondente no sistema. O código utilizado acompanha a metodologia empregada no artigo da edição anterior, onde logo de início criamos todos os componentes e atribuímos a string de conexão com o banco ao Conn, componente de conexão. Em seguida atribuímos a conexão ao objeto interno do DataAdapter chamado SelectCommand. É ele que receberá a instrução SQL de seleção dos dados em sua propriedade CommandText.

Em seguida atribuímos os parâmetros de usuário e senha para a SQL de seleção do CommandText através do objeto FbParameter criado e instanciado separadamente para cada parâmetro adicionado, onde ao final executamos a consulta e relacionamos o resultado a um objeto FbDataReader que será verificado quanto ao sucesso do login. No caso de informações corretas na autenticação, algumas informações contidas no objeto serão armazenadas em variáveis de sessão (Session) para serem usadas futuramente para identificação e validação de usuários. Adicione também junto as Uses da página o namespace FirebirdSQL.Data.Firebird que possibilitará o trabalho com o objetos de conexão e pesquisa para Firebird.

 

Listagem 1. Evento Click para autenticação de usuário e senha dos clientes

 

procedure TWebForm1.btnLogin_Click(sender:

  System.Object; e: System.EventArgs);

var

  Comand: FbCommand;

  DataAdapter: FbDataAdapter;

  ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo