Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 99. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

east-font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol">·         Utilização de Ajax em aplicações ASP.NET;

·         Utilização da suíte de componentes Ajax ToolKit.

Qual a finalidade

·         Entender como e onde usar Ajax em aplicações Web.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Qualquer Web Site que necessite de velocidade de acesso e usabilidade.

 

Resumo do DevMan

         O AJAX Control ToolKit é uma poderosa suíte de componentes para serem utilizadas em aplicações Web que utilizem ASP.NET. Inclui componentes para otimizar validações, calendários, controles da abas, janelas popups, animações e muito mais.

 

Tornando cada vez mais indispensável em aplicações web, o uso de tecnologias AJAX torna páginas de sites e sistemas Web mais dinâmicas e mais rápidas. Um exemplo prático a ser citado é a atualização de uma página pela segunda vez, ou melhor, depois de carregada completamente a página, o usuário pede um serviço ao servidor e ao retornar a requisição, a atualização da página acontece somente no que há de diferente em relação ao que já tinha, não precisando atualizar toda ela, deixando assim bem mais rápida a navegação.

 Com esse grande avanço do AJAX é que surgiu mais uma nova ferramenta para desenvolvimento de aplicações, é o AJAX Control Toolkit. Um conjunto de ferramentas para aplicações ASP.NET com suporte AJAX que foi desenvolvido em conjunto entre a comunidade e a Microsoft para versões do Framework acima do 2.0 com ASP.NET AJAX Extensions 1.

Baseando-se em AJAX, uma das principais novidades do Framework 2.0, nesse artigo mostraremos a instalação e alguns controles do AJAX Control Toolkit, também como realizar as customizações desses componentes, tais como CalendarExtender, calendário de busca de data para adicionar a um TextBox, o MaskEditExtender, responsável por aplicar máscaras no TextBox e o ValidatorCalloutExtender responsável por exibir as mensagens dos componentes da Web Validation.

 

Nota DevMan

AJAX (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript And XML) é o uso sistemático de tecnologias providas por navegadores, como Javascript e XML, para tornar páginas mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. AJAX não é somente um novo modelo, é também uma iniciativa na construção de aplicações web mais dinâmicas e criativas. AJAX não é uma tecnologia, são realmente várias tecnologias conhecidas trabalhando juntas, cada uma fazendo sua parte, oferecendo novas funcionalidades. AJAX incorpora em seu modelo.:

 

    * Apresentação baseada em padrões, usando XHTML e CSS;

    * Exposição e interação dinâmica usando o DOM;

    * Intercâmbio e manipulação de dados usando XML e XSLT;

    * Recuperação assíncrona de dados usando o objeto XMLHttpRequest;

    * e JavaScript unindo todas elas em conjunto.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo