Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 99. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

pt 41.65pt; TEXT-INDENT: -18pt; TEXT-ALIGN: left; tab-stops: list 41.65pt center 234.0pt right 468.0pt; mso-list: l4 level1 lfo1" align=left>·         Integração do aspnetdb com o banco de dados da aplicação.

Qual a finalidade?

·         Demonstrar a facilidade no uso de controles de login do ASP.NET 2.0.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Em praticamente todos os sites que necessitem de autenticação.

 

Resumo DevMan

Os novos controles de Login do ASP.NET 2.0 facilitam e muito a realização de tarefas rotineiras no que diz respeito à segurança de um Web Site: criação de usuários de grupos, regras de acesso, troca de senha, lembrar senha, visualização de parte do site de acordo com o grupo e muito mais.

 

Nas últimas edições da revista ClubeDelphi vimos alguns artigos voltados à segurança. Vimos artigos mostrando como lidar com usuários no Firebird e aplicações Win32 e até dicas de segurança no PHP. O que veremos nesse artigo tem tudo a ver com segurança. O .NET Framework 2.0 está repleto de funcionalidades que visam agilizar o trabalho do desenvolvedor, incluindo controles de login. Um exemplo claro disso são os controles de Login do ASP.NET 2.0.

Aliando o uso dos controles de Login com o novo esquema de segurança do ASP.NET 2.0, podemos implementar segurança em nossas aplicações sem uma linha de código sequer, como veremos neste artigo. Isso mesmo! Com o ASP.NET 2.0 podemos criar telas para incluir usuários, solicitar login ao acessar determinada página, modificar senha etc. O mais interessante disso é que não precisaremos programar praticamente nada em nossa aplicação.

Links

Neste artigo, utilizaremos o SQL Server 2005 Express, free, comprovadamente o MELHOR banco para se trabalhar com aplicações ASP.NET.

SQL Server 2005 Express

http://www.microsoft.com/express/download/  

 

Controle de Login

Para iniciarmos nosso estudo, vamos criar uma pequena aplicação capaz de demonstrar todos os recursos de login no ASP.NET 2.0 utilizando o RAD Studio 2007. Crie uma nova aplicação usando o menu File>New>ASP.NET Web Application – Delphi .NET. Em Name digite Login, que será o nome de nossa aplicação, e em Location indique o local onde os fontes do sistema serão salvos. Mantenha o padrão (C:\Inetpub\wwwroot\), pois o diretório \Inetpub\wwwroot do Windows já possui todas os detalhes de acesso e segurança configurados no IIS(Internet Information Server). Troque apenas o nome da pasta do projeto se preferir. Mantenha o servidor de testes como IIS e confirme (Figura 1).

A primeira coisa que vamos observar é a paleta de componentes Web Login (Figura 2). Como podemos ver, temos uma série de controles específicos para criação de login em nossos sistemas Web.

 

Figura 1. Criação do projeto de login

 

Figura 2. Controles de Login do ASP.NET 2.0

 

Arraste o controle Login ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo