Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 99. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

N style="mso-list: Ignore">•         Novidades do Firebird 2.1.

Qual a finalidade

         Veremos algumas das novidades da nova versão do Firebird.

Quais situações utilizam esses recursos?

         Aplica-se a todos os sistemas baseados em SGBD Firebird.

Resumo do DevMan

         Veremos algumas das principais novidades incluídas na mais nova versão do banco de dados mais utilizado pelos desenvolvedores Delphi: o Firebird.

 

Um dos bancos de dados mais utilizados pela comunidade Delphi teve sua versão 2.1 final lançada em Abril. A versão era esperada por muitos devido à grande quantidade de novidades que estavam por serem implementadas. A versão 2.0 já foi uma grande evolução do BD e com certeza muitas das novidades da 2.1 serão muito bem-vindas.

Como costumo dizer, o Firebird tornou-se mania entre os desenvolvedores Delphi que o usam em larga escala em diversos ramos de atividades. Neste artigo veremos o que há de mais interessante na nova versão. Faremos um tour pelas novas funcionalidades e criaremos um banco de dados de exemplo com tudo o que temos de direito.

Veremos as novas compatibilidades com o padrão ANSI 2003 bem como novas funções que antes só eram possíveis em UDF’s.

 

Criando o banco de dados

Para iniciar nosso estudo das novidades do Firebird 2.1, vamos primeiramente criar um banco de dados e algumas tabelas necessárias para nossos testes. As tabelas são: Clientes e Conexoes. Neste artigo, criaremos o banco de dados utilizando a ferramenta IBExpert em sua versão Standard, por isso, acesse o link www.ibexpert.com e em seguida entre no item IBExpert.

 

ClubeDelphi PLUS!

Acesse agora mesmo o portal do assinante ClubeDelphi e assista a uma vídeo aula que mostra como baixar e instalar o IBExpert em sua versão gratuita.  

www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=3082

 

À esquerda do site do fabricante clique em Download>Free. Preencha o formulário de cadastro e aguarde o e-mail com as instruções de download da ferramenta. Após isso, abra o IBExpert e vamos criar o banco de dados usando a opção Script Executive presente no menu Tools.

Com a tela de scripts aberta, digite o código da Listagem 1. Nele estão contidos os esquemas para a criação do banco de dados assim como de cada tabela do sistema. Digitado o script, basta executá-lo usando o botão Run Script ou pressionando a tecla F9.

 

Nota: ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo