Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 5. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

img

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Editorial do Clube

 

         Após recebermos vários e-mails sobre o assunto, finalmente decidimos publicar uma matéria esclarecendo as possíveis formas de acesso a banco de dados Cliente-Servidor. Leonardo Peixoto, nosso já conhecido editor, foi o responsável pelo esclarecimento de qual método é o melhor, e esclarece o uso dos objetos TTable, TQuery e TUpdate SQL.

         Temos também a penúltima parte do curso, onde é iniciado o desenvolvimento dos relatórios no sistema de biblioteca. Para quem está iniciando no QuickReport, esta pode ser uma boa leitura, pois uma descrição detalhada dos passos necessários é feita nesta matéria. Aproveitando a deixa, ilustramos também os bugs do QuickReport, para que leitor já inicie o estudo se prevenindo dos possíveis problemas.

         Na seção “Outras Linguagens”, exploramos o Clarion, uma boa ferramenta da TopSpeed, que vêm conquistando bastante fiéis. A versão demo do Clarion foi muito agraciada pela nossa equipe de suporte, e pode ser conseguida através de seu representante nacional, a LifeTech (www.lifetech.com.br).

         E mais uma vez, temos o prazer de anunciar novos convidados em nosso Jornal. Damos boas-vindas a Jackson Gomes, desenvolver mineiro e diretor da Tools And Comps, que vem engrandecer nossa publicação com sua presença. Jackson é o novo responsável pela seção Componente do Mês, e dá a dica sobre a ferramenta Scanner, que pode ser de grande utilidade para quem trabalha com arquivos Paradox/DBase.

         Anunciamos também a ilustre contribuição da Inprise, que participa desta edição com um artigo sobre o objeto TRichEdit.

         E por último, agradecemos a você, leitor, pelo incentivo e por estar nos acompanhando neste prazeroso trabalho, que é o de colaborar com o conhecimento tecnológico e ajudar os desenvolvedores brasileiros a dominarem esta fabulosa linguagem.

         Lembramos que a versão on-line de nosso Clube está em http://www.clubedelphi.com.br, e lá você encontrará diversos componentes, dicas, e outras novidades, tudo gratuito!

 

Abraços,

Administradores do Clube Delphi

admin@clubedelphi.com.br