Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 9. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.


Editorial

Até nosso mais antigo associado irá paginar esta revista com novos olhos. Reformulada completamente, mais uma vez trazemos mudanças  nesta publicação, sempre, é claro, para melhor. Como você já percebeu, a revista conta com muito mais páginas, além da capa colorida. Novas seções foram criadas, como a seção API e a seção Internet. Estamos abertos à sugestões: matérias ou seções que você queira ver nesta revista, envie para admin@clubedelphi.com.br. Teremos o prazer de contar com sua presença na construção deste trabalho.

         O conteúdo desta edição promete surpresas. Primeiro, a continuação da comentada matéria sobre o Interbase Components – os novos componentes do Delphi5, para acesso ao banco Interbase. No final da matéria, um presente: um resumo das principais propriedades e eventos dos objetos IB, que pode ser utilizado como um ótimo guia de referência. Outra matéria que termina nesta edição é Exceções – escrita por Adelize Generini, autora de vários livros de Delphi.

         E para quem gosta de programação, separamos duas novidades: uma matéria para iniciantes no assunto, sobre a palheta Internet Express e a XML. A segunda, uma matéria bastante solicitada em nossa redação: a descrição dos objetos da palheta FastNet – todos objetos com alguma utilidade ligada à Internet.

         E o Delphi para linux? Sai ou não sai? Fomos à São Paulo conferir o evento da Inprise sobre o assunto e voltamos com algumas surpresas! Não deixe de conferir na descontraída matéria sobre a viagem.

         As seções também estão todas presentes: Bugs, Componente do Mês, Delphi News e coluna dos leitores. Mais uma seçào completa o time: API, escrita por Fábio Câmara, desenvolvedor e consultor Delphi. Fábio estará mensalmente presente na publicação, explicando as nuâncias e detalhes da complexa API do Windows – que muitas vezes pode resolver problemas de uma forma muito mais rápida do que as funções do Delphi.

         Se você é um “amante da linguagem”, com certeza irá gostar desta publicação. Não  deixe visitar nosso web-site, em www.clubedelphi.com.br. Lá você encontrará todo o tipo de suporte na ferramenta, como componentes, funções, dicas e notícias. Estamos lhe convidando também para nos conhecer no evento “I Encontro de Desenvolvedores Clube Delphi”, que será realizado em 27 de maio, na Universidade Veiga de Almeida. Para maiores informações, visite nossa homepage, em www.clubedelphi.com.br/encontro.asp