Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 65. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

AN style="FONT-SIZE: 10pt; BACKGROUND: white; COLOR: red; FONT-FAMILY: Verdana; moz-background-clip: -moz-initial; moz-background-origin: -moz-initial; moz-background-inline-policy: -moz-initial">

PAN>

NG>

Visão geral da divisão em camadas e padrões de projeto

Um guia com os primeiros passos no desenvolvimento de aplicativos Java para desktop

 

De que se trata o artigo:

Desenvolvimento de aplicações Java SE utilizando divisão em camadas e padrões de projeto. São apresentados os conceitos envolvidos, os padrões básicos para esse tipo de aplicação (DAO, MVC, Observer e Singleton) e como eles colaboram entre si.

 

Para que serve:

Apresentar um guia para quem deseja dar os primeiros passos no desenvolvimento de aplicações para desktop utilizando Java.

 

Em que situação o tema é útil:

Sempre que for necessário desenvolver aplicações que exijam uma interface rica e maior interação com os usuários, e a tecnologia envolvida seja Java.

 

Desenvolvimento para desktop com Java – Parte I:

O desenvolvimento de aplicações para desktop em Java é menos frequente do que para web ou dispositivos móveis. Hoje é possível implantar sistemas escritos em Java em ambientes antes dominados por linguagens nativas, mas, além da concorrência com ambientes RAD e linguagens nativas, o universo Java com suas APIs e jargões muitas vezes espanta quem quer trabalhar com Java nesse segmento.

No artigo são apresentados os conceitos e as primeiras decisões que devem ser levadas em consideração para que o desenvolvimento de aplicações desktop utilizando Java seja bem sucedido. Ele será continuado em partes adicionais, com o objetivo de apresentar a criação de uma aplicação exemplo. 

 

O objetivo dessa série de artigos é apresentar uma introdução ao desenvolvimento de aplicativos desktop utilizando a plataforma Java SE. A linguagem Java, desde sua criação, tem sido amplamente utilizada no desenvolvimento web. Recentemente, vem sendo também muito utilizada em dispositivos móveis. O desenvolvimento desktop existe em menor escala e nem sempre ganha destaque na comunidade. Mas, com as constantes melhorias de desempenho das JREs e dos processadores, hoje é possível utilizar Java em ambientes antes dominados por linguagens e toolkits nativos. O melhor é que, muitas vezes, pela aparência visual e pelas possibilidades de interação com o usuário, nem se percebe que a aplicação é desenvolvida em uma linguagem independente de plataforma. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo