Editorial

A capa desta edição é dedicada ao servidor de aplicações JBoss, o que aconteceu pela última vez há dois anos (Edição 46). Nesse ínterim cobrimos vários softwares da “família JBoss” (Hibernate, Seam, ESB...), mas o JBoss AS andou longe dos holofotes, que em geral destacam novidades. Como o novo JBoss AS 5, finalmente liberado. Esta nova versão tem grande importância devido ao suporte certificado à plataforma Java EE 5 e também à renovação da arquitetura interna do servidor – como explica nosso artigo, numa cobertura aprofundada que faz jus ao release.

Continuamos também acompanhando o lado Spring da força, dessa vez com foco no Spring Security, que oferece facilidades de controle de acesso e autenticação poderosas e simples de integrar à sua aplicação.

A palavra “integração”, por sinal, provavelmente pode ser encontrada em qualquer edição da Java Magazine. O site eaipatterns.com e o livro que o acompanha são a mais importante linguagem de design patterns disponível para o desenvolvedor da geração SOA. O artigo sobre Integração de Aplicações Java EE apresenta esta linguagem, de forma orientada à plataforma Java.

Dois artigos tratam de linguagens de programação alternativas para a JVM. No primeiro, terminamos a cobertura inicial da plataforma JavaFX com um texto dedicado à linguagem JavaFX Script. No segundo, voltamos à linguagem Groovy – já apresentada anteriormente, mas cujo interesse vem sido renovado recentemente em razão de grande progresso na maturidade da sua implementação e de seus frameworks.

A plataforma Java ME é representada pelo artigo sobre o novo Java ME SDK 3, que nesses tempos de competição acirrada no espaço mobile, é outra renovação crítica do arsenal do Java, aposentando o velho e enferrujado Wireless Toolkit. E na mesma linha de “novos tempos”, cobrimos a nova API javafx.time, que promete corrigir de uma vez por todas uma área de funcionalidade da Java SE que vem sendo criticada desde o JDK 1.0.

 

Finalmente, pela primeira vez apresentamos no Editorial um artigo que não consta de nossas páginas, sobre Programação Concorrente com a API introduzida no J2SE 5.0. Além de cobrir a API, o artigo apresenta conceitos fundamentais para esse tipo de programação, que tem rapidamente evoluído da categoria “expert” para a “inevitável”. A disponibilidade deste artigo exclusivamente na web é apenas um item de uma grande renovação da versão online da JM: mesmo para o leitor que tem a revista impressa em mãos, recomendo conferir o site.

 

 Boa leitura.