df.jpg src="/imagens/imagem_pdf.jpg" width=34 border=0>
t, de carta, de telefone fixo, enfim, o conceito de comunicação era outro. Com a chegada dos telefones celulares, a vida e os costumes foram alterados de forma que você consegue ficar conectado 24 horas por dia. A facilidade oferecida por esta nova tecnologia impulsionou um mercado fabuloso em relação a movimentação de dinheiro, seja através de receitas para as operadoras, seja através de negócios fechados no mundo móvel ou até, é claro, para os fabricantes de aparelhos (devices).
Que esta tecnologia veio para mudar os conceitos ninguém tem dúvida. Atualmente o número de telefones celulares já ultrapassou a quantidade de linhas fixas. O uso destes aparelhos reduziu o custo de instalação a praticamente zero, pois não há cabeamento nenhum, apenas as torres de transmissão e replicação dos sinais. É fato que este investimento das operadoras tem sido na casa dos milhões, mas mesmo assim, estudos comprovam que o custo benefício proporcionou uma recuperação do investimento muito rápido.
Mudando um pouco do cenário celular para um computador, você já utilizou o Microsoft Outlook ou o Outlook Express, cadastrando contatos, agendas, usando e-mails, etc? É provável que sim, para não dizer “com certeza”. O uso da interface do Windows já é totalmente familiar para a maioria dos usuários de computador. Que tal se você transferir esta interface conhecida para um telefone celular? Acredite, isto não é só possível como é uma realidade. Para isto, alguns fabricantes criaram os aparelhos unindo todos os recursos de um telefone celular com a facilidade que o Windows oferece. Estes aparelhos são os Smartphones ou telefones inteligentes. O sistema operacional dos Smartphones é o Windows Mobile (antigo Pocket PC 2003), o qual contém uma interface totalmente conhecida por muitos usuários de computador (ver Figura 1).
Indo mais adiante nesta interface, que tal unir as funcionalidades do Microsoft Outlook (agenda, contatos, Inbox) com o Smartphone? A proposta da Microsoft em relação a estes dispositivos é proporcionar uma forma de trazer os usuários do Windows para agregar valor a mais um novo dispositivo, o telefone celular. Resumindo, se operar um telefone celular e o Windows já é comum a todos, então, operar um Smartphone também será. A idéia é justamente esta.
Além destes recursos, você ainda dispõe: Internet Explorer para navegar na internet, MSN Messenger para ficar conectado ao messenger, ActiveSync para sincronizar dados com o desktop, servidor ou o Exchange (ler e-mails), Windows Media Player para tocar sons, vídeos, etc, calculadoras, jogos, entre outras funcionalidades (ver Figura 2). Neste tutorial, você aprenderá a desenvolver um projeto para este tipo de dispositivo através do Visual Studio .NET 2003.
Figura 1. Interface do SmartPhone
(clique aqui para ampliar a imagem)
(clique aqui para ampliar a imagem)
Figura 2. Algumas funcionalidades do SmartPhone
O que um Smartphone tem a ver com o mundo de desenvolvimento?
A resposta é simples, acompanhe o raciocínio: se o sistema operacional é o Windows Mobile e a interface já é conhecida, então, porque não desenvolver aplicações para este dispositivo? É justamente isto que vou mostrar neste tutorial, o desenvolvimento de aplicações Windows para serem executados no Smartphone. O desenvolvimento será todo baseado em .NET usando a linguagem VB.NET como referência, mas se você preferir, use o Visual C#.
Surge então a seguinte pergunta: Qual seria o objetivo de ter uma aplicação Windows no Smartphone? Temos também uma resposta: unir as funcionalidades de um telefone com o mundo .NET, seja através de uma simples aplicação até o consumo de Web Services para consultas a bancos de dados. Os Smartphones poderão agregar valor às aplicações desenvolvidas em .NET, por exemplo, parte de uma solução pode estar no Smartphone, como envio de mensagens (SMS – Sort Message Service), aprovação de pedidos de compras, consultas de estoque, saldo bancário, pagamento de contas, etc.
Como um Smartphone funciona?
O Smartphone possui os mesmos recursos que um telefone celular comum. Usa o GSM para se comunicar e o GPRS para trafegar dados (internet, e-mail). Portanto, basta você comprar um cartão com chip GSM, acoplar ao dispositivo e pronto. Existem casos de configuração específica para navegar na internet, pois isto depende da operadora do seu chip GSM. Um aviso importante para quem for usar o Smartphone em qualquer lugar do mundo, é preciso verificar e configurar a freqüência do país, por exemplo, no Brasil trabalhamos com uma freqüência de 900/1800 MHZ. Para isto, acesse o menu Start / Settings / Phone / Change Band. Cabe ressaltar que na Figura 3 não consta o Change Band pelo fato de ser um emulador.
Figura 3. Configurações da banda
Como é a cobrança para estes dispositivos?
Na tecnologia GPRS, quando você trafega informações pela rede, existe um tamanho de Kbytes transmitidos. Você pagará pelos Kbytes enviados e vale dizer que você já está 24 horas ligado na rede/internet. Se o fluxo de dados promete ser grande na sua empresa, é possível fazer uma parceria com a operadora e montar um modelo de negócios para um tamanho determinado de dados trafegados. Esta prática tem-se demonstrado a melhor forma de reduzir os custos. Entretanto, já que em um Smartphone você consegue trafegar dados (textos e imagens), é comum o uso de uma interface rica em imagens, cores, fontes, etc e, isto pode sair um pouco mais caro que o previsto. Por outro lado, a sua aplicação será mais rica em recursos.
Interfaces com usuários (UI)
Responda rápido: você acha fácil e prático cadastrar alguém na agenda do celular ou ainda, enviar uma mensagem SMS? Se a resposta for sim, é porque você deve ter muita paciência, parabéns!
A única interface que um telefone oferece é o teclado, independente do tipo e do fabricante. Salvo casos em que é possível adicionar o reconhecimento de voz. De qualquer forma, o teclado numérico/alfanumérico será o seu meio de interação com o Smartphone. Especialmente em aplicações para celulares, a interface deve ser extremamente bem planejada, pois pode levar ao sucesso ou fracasso de uma aplicação. Veremos neste tutorial a criação de interfaces com usuários (UI) com os possíveis controles existentes para Smartphone.
Novo projeto
Inicialmente vamos criar um projeto de interface com o usuário, assim como o uso de alguns controles utilizados no Smartphone. Abra o Visual Studio .NET 2003, selecione File / New / Project (Ctrl + Shift + N) e digite os dados (ver Figura 4):
· Project Types: Visual Basic Projects
· Templates: Smart Device Application
· Name: tutorialSphone
· Location: C:\Projetos\WebMobile
Figura 4. Novo projeto
Clique no botão OK e será exibida uma nova janela contendo opções para Pocket PC, Windows CE ou Smartphone. Selecione Smartphone e em projetos do tipo, Windows Application. Note ainda que a quantidade de emuladores disponíveis nesta janela depende da quantidade instalada na sua máquina. Clique no botão OK para criar o projeto. Note que a Solution chama-se tutorialSphone e que é criado o Form1.cs automaticamente (ver Figura 5). Clique com o botão direito sobre o Form1.cs e exclua-o.
Para criar qualquer formulário durante todo o treinamento, abra o Solution Explorer, clique com o botão direito sobre tutorialSphone e selecione Add / Add Windows Form, informe o nome e clique no botão Open.
(clique aqui para ampliar a imagem)
Figura 5. Formulário
Controles e propriedades
Em função das limitações da interface de usuário, a quantidade de controles existentes para Smartphone é pequena, porém, o suficiente para se criar uma UI inteligível. Vamos dar início à criação de nossa aplicação. Adicione um formulário chamado Controles (ver Figura 6).
Figura 6. Novo formulário
Feito isto, selecione o menu View / Toolbox para exibir a caixa de ferramentas (Ctrl + Alt + X) e arraste para o formulário os controles apresentados na Tabela 1. Pressione F4 para exibir a janela de propriedades e para cada controle configure as propriedades definidas na Tabela 1 (ver Figura 6).
2 Labels |
... |
Confira outros conteúdos:
Perguntas frequentes
Nossos casos de sucesso
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo.
Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento!
Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado, adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer. Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da programação, irei assinar meu contrato como programador graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana, aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na área.