r/site/netgold/edicao18WM/artigo1.zip">

 

Matéria de Capa - Java Mobile

Desenvolvendo um Jogo para Desktop controlado pelo Celular via Bluetooth Parte II – Utilizando um aparelho celular com tecnologia Bluetooth para controlar um jogo Desktop

 

 

De que se trata o artigo:

O artigo trata do desenvolvimento de jogos para Desktop, o qual é controlado pelo movimento do aparelho celular. O artigo é dividido em três, onde: no primeiro é apresentada a utilização da classe Canvas para manipulação de interfaces gráficas de baixo nível. No segundo artigo desta série, será apresentada a tecnologia Bluetooth para a comunicação entre o telefone celular e o computador desktop, a qual possibilita transferir o controle do jogo para o aparelho celular. Na terceira e última parte da série, o controle do jogo que é feito pelo celular receberá o aporte da Mobile Sensor API. Com isso, os sensores do aparelho celular percebem sua movimentação para todos os lados, recuperando estas informações e repassando ao desktop através da comunicação Bluetooth

Para que serve:

Utilizar a tecnologia Bluetooth para comunicação entre dispositivos, podendo ser celular/celular ou celular/aplicativo Desktop.

Em que situação o tema é útil:

Na comunicação entre dispositivos utilizando a tecnologia Bluetooth.

 

Bluetooth é definitivamente uma tecnologia que inovou as formas de conectividade. Além de ser uma opção excelente para substituição de cabos em diferentes situações, permite a implantação de redes locais sem fio, com possibilidade de transferência simultânea de dados e voz.

Devido ao baixo consumo de energia, suas características de segurança e velocidade de comunicação, a tecnologia Bluetooth está sendo amplamente utilizada em dispositivos portáteis. Isto pode ser percebido em feiras de tecnologias, que exibem os mais modernos produtos que podem ser utilizados por um grande número de grupos de pessoas, desde donas de casa e seus eletrodomésticos até dispositivos high-tech, como robôs e redes de sensores.

Dentre as possibilidades de utilização da tecnologia Bluetooth, destaca-se sua utilização nos aparelhos celulares, onde é possível com esta tecnologia sincronizar informações entre os aparelhos e outros dispositivos, como notebooks e PDAs, e a utilização de periféricos, como leitor de código de barras, impressoras ou headsets Bluetooth (dispositivo eletrônico formado por um fone de ouvido e um microfone). Mas o grande destaque é sua utilização em jogos multiplayes para celular, onde várias pessoas conectam seus celulares, permitindo a interação entre usuários.

Este é o segundo artigo da série Desenvolvendo um Jogo para Desktop controlado pelo celular via Bluetooth. No primeiro (também publicado nesta edição), foi apresentada a utilização da classe Canvas para manipulação de interfaces gráficas de baixo nível, sendo desenvolvido o Jogo da Velha para Desktop. Esse artigo (segundo da série) apresentará a tecnologia Bluetooth para a comunicação entre o telefone celular e o Jogo da Velha Desktop, o que possibilitará transferir o controle do jogo para o aparelho celular. No terceiro e último artigo (que será publicado na próxima edição), o controle do jogo que é feito pelo celular receberá o aporte da Mobile Sensor API. Com isso, os sensores do aparelho celular percebem sua movimentação para todos os lados, recuperando estas informações e repassando ao desktop através da comunicação Bluetooth, sendo assim, o controle do jogo não será mais feito através das soft keys (como as teclas direcionais para a esquerda, direito, para baixo e para cima) do telefone celular, mas sim, através do seu movimento.

O código fonte completo do jogo desenvolvido até o momento está disponível para download no portal da WebMobile.

 

A Tecnologia Bluetooth

A tecnologia bluetooth nasceu em 1994, quando a Ericsson estudou uma forma de conectar seus aparelhos celulares com acessórios utilizando sinais de rádio e não os tradicionais cabos. Mais tarde, em 1998, foi criado o Bluetooth SIG (Special Interest Group), formado pela Ericsson, Intel, IBM, Toshiba e Nokia.

Atualmente a Tecnologia Bluetooth é amplamente utilizada em dispositivos móveis, e está dividida em três classes:

·         Classe 1: alcance de até 100 metros.

·         Classe 2: alcance de até 10 metros.

·         Classe 3: alcance de até 1 metro.

Diferentes classes podem se comunicar sem problemas, apenas respeitando as limitações de distância. A tecnologia Bluetooth, ao contrário da tecnologia de infravermelho (Infrared), utiliza radiofreqüência para a comunicação entre os elementos que compõe a rede. A faixa utilizada é a ISM (Industrial, Scientific, Medical), que opera à freqüência de 2,45 GHz. Como conseqüência, o Bluetooth comunica-se com qualquer aparelho que esteja a sua volta, não necessitando que um dispositivo fique de frente para o outro, como é o caso do infravermelho.

Uma das características do Bluetooth é a integração de equipamentos distintos, onde pequenas redes de comunicação são formadas dinamicamente, sendo estas chamadas convencionalmente de WPAN (Wireless Personal Area Network) (ler Nota DevMan 1) ou Rede Pessoal sem Fio.

Atualmente, a tecnologia está presente na maioria dos celulares, e muitos computadores pessoais/notebooks já estão saindo de fábrica com Bluetooth. Mesmo os computadores que não possuem Bluetooth podem utilizar essa tecnologia por meio de uma antena USB, tornando-os aptos a trocar informações com outros dispositivos.

 

Nota DevMan 1. WPAN – Wireless Personal Area Network

Uma WPAN (wireless personal area network) é uma rede de área pessoal – uma rede para interconectar dispositivos centralizados ao redor de um espaço individualizado de uma pessoa – na qual a conexão ocorre sem fios. Tipicamente, uma rede de área pessoal sem fio usa algumas tecnologias que permitem a comunicação pelo espaço de 10 metros – em outras palavras, um intervalo bastante pequeno. Uma dessas tecnologias é o Bluetooth, que está sendo discutido ao longo deste artigo.

 

Com WPAN, um usuário pode estar conectado mesmo enquanto está se movendo em uma certa área geográfica.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo