Olá pessoal, nesta dica falaremos de algo bem básico do Delphi, que é sobre seus arquivos pas e dfm. Apesar de serem arquivos básicos, poucos desenvolvedores sabem como um arquivo é formado e quais informações são salvas nele.

O arquivo dfm nada mais é do que o arquivo que armazena as informações que você altera em tempo de design, armazenando todos as propriedades alteradas dos controles presentes no forulário.

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o formulário, podemos ver a opção “View as Text”



Ao acessarmos esta opção, iremos visualizar o formulário em forma de texto, que nada mais é do que a forma como o dfm é salvo.

O resultado é o apresentado abaixo. Este é o nosso arquivo dfm.






Como podemos ver, é bem intuitivo. Para cada controle, haverá uma declaração object seguida do nome e tipo do objeto(como se fosse uma declaração normal no pas).
Dentro da declaração de object, são definidas as propriedades do objeto em questão e seus respectivos valores. Todas as alterações que realizamos no object inspector são armazenadas aqui.

Podemos alterar por exemplo a propriedade caption de “Form1” para “QuickTip DevMedia”, que ao voltarmos para o formulário o caption estará alterado.

Para voltarmos ao formulário, basta clicar com o botão direito e acessar a opção “View as Form”.

Vamos inserir um Edit neste formulário para vermos o resultado no dfm.

Após inserirmos um Edit, teremos o seguinte resultado refletido no dfm.




Como podemos ver na figura acima, foi inserida no dfm a declaração de outro objeto, agora do tipo TEdit. A diferença aqui é que a declaração do Edit está dentro da declaração do formulário, indicando assim que o formulário é o parent do edit.

É isso aí pessoal, apesar da simplicidade da quick tip espero que tenham gostado...

Até a próxima, um abraço.
Ricardo Coelho.