OBJETIVO: Como é feito a conexão usando DATASNAP SERVER na aplicação servidora e utilizando VCL FORMS APPLICATION na aplicação cliente com protocolo de comunicação TCP/IP. Isso tudo nesta grande e maravilhoso ferramenta DELPHI 2010.

Servidor de Aplicação: Rodando uma aplicação servidora DATASNAP, podendo também rodar nesta mesma máquina o banco de dados, porém o banco de dados pode utilizar outra máquina sendo acessada por este servidor.

Servidor de Bando de Dados: Rodando um banco de dados, pode ser FIRBERID, INTERBASE, POSTGRE, MYSQL, ORACLE, SQLSERVER e etc. A comunicação também é via TCP/IP. Vale resaltar que a Estação Cliente não tem acesso ao Servidor Bando de Dados diretamente, somente através do Servidor de Aplicação, garantido assim a segurança das informações. Não vamos abordar o banco neste estudo.

Estações Clientes: Os usuários utilizando uma aplicação cliente (VCL FORMS) acessando o Servidor de Aplicação atráves da internet conectado via TCP/IP. Aqui vale ressaltar que pode criptografar o conteúdo transmitido, para que um interceptador qualquer não consiga decodificar os dados, até compressão de dados pode utilzar, mas este assunto em outra oportunidade.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo