Neste Post iremos aprender como configurar nosso ambiente de desenvolvimento. Ou seja, instalar e configurar o OpenGl, Glut e Glui no Visual Studio 2008
1. Baixando os arquivos
Adquira os arquivos no seguinte link:
http://cid-2d6d3503299ba131.skydrive.live.com/self.aspx/Artigos/Configuration%20Files.rar
Descompacte os arquivos em seu local de preferência.
2. Colocando os arquivos em seus devidos locais
- Copie os arquivos com extensão .h (glui.h e glut.h) para a pasta
C:\Program Files\Microsoft SDKs\Windows\v6.0A\Include\gl - Copie os arquivos com extensão .Lib (glut32.lib e glui32.lib) para a pasta
C:\Program Files\Microsoft SDKs\Windows\v6.0A\Lib - Agora copie a dll glut32.dll e copie para o system32
C:\Windows\System32
Agora nosso ambiente está pronto.
3. Configurando o Visual Studio 2008
- Crie um novo projeto c++ no visual studio.
- Click com o botão direito no projeto e selecione “properties”

3. Expanda a opção “Configuration Properties”
4. Altere a opção “configuration” para “all configurations”
5. Expanda “Linker” e selecione “Input”
6. Selecione “Addtion Dependencies”
7. Adicione as referências aos “Libs” (OpenGL32.Lib, glut32.Lib e glui32.Lib)
Nosso ambiente já está pronto. Agora você já pode começar a brincar com as bibliotecas vistas no post.
OBS: Esse artigo foi publicado, também, em meu blog http://fpimentel88.wordpress.com