Neste Post iremos aprender como configurar nosso ambiente de desenvolvimento. Ou seja, instalar e configurar o OpenGl, Glut e Glui no Visual Studio 2008


1. Baixando os arquivos

Adquira os arquivos no seguinte link:

http://cid-2d6d3503299ba131.skydrive.live.com/self.aspx/Artigos/Configuration%20Files.rar

Descompacte os arquivos em seu local de preferência.


2. Colocando os arquivos em seus devidos locais
  1. Copie os arquivos com extensão .h (glui.h e glut.h) para a pasta
    C:\Program Files\Microsoft SDKs\Windows\v6.0A\Include\gl

    Obs: A pasta “gl” deve estar deste modo agora:
    ScreenShot003

  2. Copie os arquivos com extensão .Lib (glut32.lib e glui32.lib) para a pasta
    C:\Program Files\Microsoft SDKs\Windows\v6.0A\Lib
  3. Agora copie a dll glut32.dll e copie para o system32
    C:\Windows\System32

Agora nosso ambiente está pronto.


3. Configurando o Visual Studio 2008
  1. Crie um novo projeto c++ no visual studio.
    ScreenShot004

    ScreenShot005

    ScreenShot006

    Agora vamos configurar o nosso projeto.

  2. Click com o botão direito no projeto e selecione “properties”ScreenShot007


     3. Expanda a opção “Configuration Properties”

ScreenShot008


    4. Altere a opção “configuration” para “all configurations”

ScreenShot009



    5. Expanda “Linker” e selecione “Input”

ScreenShot010



    6. Selecione “Addtion Dependencies”

ScreenShot011


    7. Adicione as referências aos “Libs” (OpenGL32.Lib, glut32.Lib e glui32.Lib)
ScreenShot012


Nosso ambiente já está pronto. Agora você já pode começar a brincar com as bibliotecas vistas no post.


OBS: Esse artigo foi publicado, também, em meu blog http://fpimentel88.wordpress.com