Olá a todos, nesta serie de artigos veremos como criar um navegador web utilizando o RAD Studio 2010, faremos algo visualmente simples, porem de grande aprendizado quanto a codificação. Alguns recursos da linguagem Delphi pouco utilizados em aplicações básicas serão apresentados de forma bem prática, o que certamente irá ajudar a você tanto em termos de aprendizado quanto à sua aplicação em projetos semelhantes.

 

Nesta primeira parte iremos tratar principalmente da parte visual do aplicativo, sobre os elementos utilizados e buscarei falar pontualmente sobre cada um dos mais importantes.

Bem, de início crie uma nova aplicação Windows forms (File – New - VCL Forms Aplication Delphi), salve o projeto num diretório específico, lembrando sempre que renomear tanto o formulário quanto o próprio projeto é uma boa prática e facilitará o uso no futuro. Adicione à aplicação três  componentes: um  MainMenu, um ImageList e um ActionList. O componente ActionList é sem dúvida alguma um dos mais poderosos dentre os presentes na IDE, com ele criamos ações personalizáveis que servirão em larga escala para a aplicação pois ele permite facilmente a interação com outros componentes, neste exemplo inclusive iremos utilizá-lo no MainMenu e em outro componente logo em seguida. Duplo clique sobre o ImageList escolha  a opção “ADD” e inclua quatro images que servirão para a navegação  do Browser, logo devem ser intuitivas, escolha de preferência imagens já presentes no diretório do Delphi (C:\Program Files\Common Files\CodeGear Shared\Images\GlyFX\Icons\XP\BMP\16x16) e procure pelas imagens: "stop16", "arrowleft_green16_h" ,"arrowright_green16_h" ,"play_blue16" . Selecione o ActionList e aponte a propriedade Images para o ImageList adicionado(se você não o  renomeou estará como ImageList1).

Vamos então à criação das Actions:

1.       Dê um duplo clique sobre o ActionList e crie 6 novas actions, para tanto basta clicar no item representado por uma pasta amarela com um asterisco vermelho. Renomeie cada action na ordem que segue :

-      Avancar / Voltar / Ir / Parar / Sair / Sobre

2.       Feito isso vamos dividi-las em grupos ou categorias, de seguinte forma:

 

2.1.  Selecione a action Avancar e mude a propriedade Category para “Navegação”, bastando digitar isto no campo que estará como “(No Category)”.

 

2.2.   Faça o mesmo para a action Sair, alterando a Category para “Arquivo”, e também para a action Sobre, que receberá a Category “Ajuda”.

 

2.3. Aponte as actions Voltar, Ir e Parar para a Category “Navegação”, veja que agora não é preciso digitar, basta selecioná-la expandindo o combobox.  

 

3.       A Category Navegação é a única que receberá imagens, portanto selecione-a no ActionList, escolha qualquer uma das quatro actions presentes e aponte a propriedade ImageIndex da mesma para a imagem correspondente nas que foram  pré-definidas anteriormente.

O nosso ActionList está configurado! No próximo artigo continuaremos a preparação dos demais componentes. Obrigado à todos pela atenção e até a próxima!

 

Jefferson Araújo

Contato : tecjefferson@hotmail.com