Finalizando esta série de artigos, vou mostrar a criação de um relatório para imprimir a ficha do cliente, usando os componentes da paleta RAVE.



Primeiramente adicione os componentes RVProject e RvDataSetConnection, e na seqüência dê um duplo clique no componente RVProject para abrir a ferramenta de criação de relatórios do RAVE.

 

Adicione um componente “Text” da paleta “Standart” e em sua propriedade Text informe “Ficha do Cliente”. Depois adicione um componente “HLine” da paleta “Drawing” para traçar uma linha abaixo do componente anterior.

 

Agora adicione um componente “Region” da paleta “Report”, e selecione uma área para impressão dos dados do cliente. Dentro deste componente Region adicione um componente “Band” da mesma paleta.

 

Agora vá no menu principal na opção “File->New Data Object” ou clique no botão conforme demonstrado na figura abaixo:




Na janela que se abre, clique em “Direct Data View” e clique no botão next. Depois selecione o componente de conexão com o banco de dados “RvDataSetConnection1” que é o mesmo que adicionamos no Data Module inicialmente e clique em “Finish”.




Observe que a direita da tela do Rave Reports, clicando em “Data View Dictionary – Data View1”, é exibido na “tree view” os campos da tabela do banco de dados.

 

Agora adicione os componentes “Data Text” da paleta “Report” que será usado para imprimir os dados do campo da tabela, no componente Band1, adicionado anteriormente.

Já com o componente adicionado clique no mesmo e vá à propriedade “Data View” e selecione “Data View1”, e na propriedade “DataField” e selecione o campo a ser impresso.

Para identificar o campo na impressão, use o componente “Text” da paleta “Standard”.

 

Depois de adicionado todos os componentes necessários e identifica-los, o nosso formulário ficará parecido com este:





Agora vá ao menu principal na opção “File->Save” e selecione uma pasta de trabalho para salvar e um nome para o arquivo. Eu particularmente prefiro criar uma sub-pasta com o nome de “Relatórios”, dentro da pasta onde fica o executável, para ficar mais bem organizado os arquivos.

 

Agora voltando ao projeto no Delphi, vá ao formulário de consulta criado no artigo anterior e adicione um componente “PopupMenu” da paleta “Standart” e dê um duplo clique no mesmo.

Na propriedade “Caption” informe “Imprimir Ficha de Cliente” e no evento “OnCli” digite o seguinte código:

 

  if DataDados.DataSet.RecordCount > 0 then

  begin

    DM.RvProject1.Close;

    Dm.RvProject1.ProjectFile := ExtractFilePath(Application.ExeName)+'relatorios\fichacli.rav';

    DM.RvProject1.Open;

    DM.RvProject1.Execute;

  end;

 

Na propriedade “PopupMenu” do formulário de consulta, selecione o Menu Popup que acabamos de adicionar e pronto, concluímos no nosso relatório.

 

Para imprimir entre na tela de consultas, efetue uma pesquisa, selecione o registro na Grid e clique com o botão da direita para imprimir. Veja Exemplo:




Veja agora o exemplo do formulário impressora em tempo de execução: