O objetivo deste post é descrever as principais causas de degradação de desempenho percebida no sistema Oracle E-Business Suite.

Para um ambiente Oracle E-Business Suite, vários parâmetros de inicialização do banco de dados são mandatórios pois afetam funcionalidades e também performance.

Baseado em traces do processamento de dados das Concorrentes da aplicação, percebeu-se que mesmo consultas rotineiras e conhecidas do aplicativo estavam com baixo desempenho e alto consumo de CPU o que diagnostica problemas com estatísticas e/ou parametrização.

O parâmetro “cursor_sharing” afeta o nível e a forma com que o banco compartilha sentenças SQL que são comuns entre os usuários. Para o ambiente Oracle E-Business Suite este parâmetro é mais significativo em relação a desempenho da aplicação. O parâmetro “cursor_sharing” é recomendado pela própria Oracle à utilização do valor “EXACT” para o ambiente E-Business Suite. Muitas vezes o DBA efetua analise da base de dados de uma aplicação E-Business Suite e não conhecendo as obrigatoriedades dos parâmetros da aplicação efetua Tuning com visão somente nas requisições executadas no Banco de Dados e muitas das vezes inclui em suas recomendações a alteração do parâmetro “cursor_sharing”.

A alteração do parâmetro “cursor_sharing” muda a forma com que as sentenças são compartilhadas no banco de dados, estas sentenças compartilhadas são mantidas numa área de memória chamada Shared_Pool / Library Cache que é remanejada com a alteração.

Atualização das estatísticas sem histogramas também são frequentes para as tabelas da aplicação que sofrem muitas alterações evitando que diariamente tenha que executar a atualização dos valores dos histogramas. Evitando o processamento indevido no Banco de Dados. Histogramas podem afetar o desempenho e deve ser usado apenas quando melhorar substancialmente os planos de consulta.

É importante salientar que nem sempre uma degradação de desempenho está relacionada a um único fator. A conjunção de fatores pode ser a principal causa para a degradação percebida em uma plataforma de aplicação E-Business Suite.

Importante perceber que no momento de uma crise nosso foco sempre é de reestabelecer o serviço o mais breve possível e muitos dos levantamentos necessários para determinar categorizar um problema não são feitos.

Ficando para um segundo momento o levantamento das informações para se criar um relatório de causas e acontecimentos que levaram a degradação de um ambiente.

A execução de um tuning de Base de Dados deve sempre respeitar a camada de aplicação e suas necessidade e obrigatoriedades para que o desempenho possa ser refletido na aplicação e cliente final.

NOTE METALINK [ID 396009.1]

This document describes the database initialization parameter settings required for Oracle E-Business Suite Release 12.