Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 57. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

0cm 0cm 0pt; LINE-HEIGHT: normal">De que se trata o artigo:

Criação de uma aplicação em VB.NET com o banco de dados MySQL. No artigo faremos a conexão com o driver ODBC.NET que precisa ser instalado por não se tratar de um driver nativo.

 

Para que serve:

Assim como o OLEDB utilizado para acessar repositório em Access e também planilhas Excel, abordaremos o driver ODBC.NET e o banco de dados MySQL para criarmos uma aplicação básica que nos mostrará a facilidade e o poder do banco MySQL.

 

Em que situação o tema é útil:

Ao desenvolvermos nossas aplicações não é sempre necessário utilizarmos um banco de dados robusto como o SQL Server, Oracle e outros do mesmo porte. Podemos utilizar um banco mais simples, leve, gratuito, mas que não perde desempenho e a segurança que os outros bancos podem oferecer. Abordaremos no artigo a forma simples de conexão com o MySQL através do driver ODBC.NET.

LEAD 3: BOX resumo Devman

 

Explicando Banco de Dados MySQL e aplicação .NET – Resumo DevMan:

A importância de integrarmos nossas aplicações em um banco de dados ágil e seguro é fundamental. O banco MySQL pode trabalhar com o desenvolvimento .NET através do driver ODBC.NET que não é nativo como o OLEDB, mas quando configurado de forma correta, tem a performance comparado aos grandes bancos. Utilizaremos o software HeidiSQL para trabalharmos com nosso banco de dados.

Através de uma aplicação desenvolvida com a linguagem VB.NET, teremos um controle de produtos onde cada um é ligado a um fornecedor através de uma chave estrangeira.

 

Introdução

Em nossos projetos é de extrema importância fazermos a integração correta do sistema com o banco de dados para que nossa aplicação possa armazenar de forma ágil e segura as informações que os usuários fornecem ao sistema.

Neste artigo abordaremos como criar aplicações de base de dados usando MySQL com VB.NET. Veremos isto a partir de um simples estudo de caso de uma aplicação web onde exibiremos na página de fornecedores uma listagem geral dos fornecedores e na página de produtos uma listagem dos produtos de acordo com o fornecedor escolhido. Veremos como proceder com o acesso a base de dados passando a string de conexão diretamente para o objeto OdbcConnection. Trabalharemos com um banco de dados MySQL composto de duas tabelas (fornecedor e produto) que serão relacionadas através de uma chave estrangeira.

 

Entendendo o Funcionamento da conexão ODBC.NET

O ODBC .NET Data Provider (ver Nota 1) nos permite acessar o banco de dados ODBC através deste driver da mesma forma que os provedores nativos OLEDB (Ex: Microsoft.JET.OLEDB.4.0 – usado para acessar o repositório em Access, assim como acessar também planilhas em Excel). A grande vantagem em usar os provedores ADO.NET em nossos sistemas é que todos eles definem a mesma hierarquia de classes e por isso a única coisa que você tem que alterar são as classes e a string de conexão.

 

Nota 1. ODBC .NET Data Provider

É um componente add-on do .NET Framework SDK que fornece acesso aos drivers de raiz ODBC (Open DataBase Connectivity) nativos.

 

Um detalhe é preciso ser destacado: diferentemente dos provedores SQL e OLEDB, o provedor ODBC precisa ser instalado de forma separada do .NET Framework. Ao longo deste artigo mostraremos como fazer isso.

Para a conexão com o banco de dados deve-se utilizar uma classe específica para determinarmos a string de conexão. Em nosso caso, como será utilizado o driver ODBC, a classe de conexão será a OdbcConnection. Vejamos algumas strings de conexão para diferentes SGBD’s na Tabela 1.

 

String de Conexão

SGBD

"Driver={Microsoft ODBC for Oracle};Server=ORACLE8i7;

UID=obdcuser;PWD=123456"

Oracle

"Driver={SQL Server};SERVER=MyServer;UID=sa;Trusted_connection=true;

DATABASE=northwind;"

SQL Server

"Driver={Microsoft Access Driver(*.mdb)};DQB=c:\SeuBancodeDados.mdb"

Access

"Driver={Microsoft Excel Driver(*.xls)};DQB=c:\teste\planilha.xls"

Excel

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo