De que se trata o artigo

O artigo mostra como é fácil e rápido enviar e-mails utilizando a plataforma .NET. Com poucos passos e alguns conceitos qualquer programa pode ser adaptado para envio de mensagens de e-mail usando os recursos que serão demonstrados.

Para que serve

O envio de e-mails usando a plataforma .NET pode ajudar quando for necessário adaptar uma aplicação comercial onde haja a necessidade de envio de informações ou arquivos por este meio de comunicação.

Em que situação o tema é útil

Mesmo havendo um grande número de programas que enviem e-mails, em vários casos é necessário fazer com que o programa – que pode ser um aplicativo comercial – tenha a capacidade de enviar os seus dados via e-mail, de forma personalizada.

Enviando e-mails no .NET Framework

Uma das primeiras formas de aplicação prática que surgiram na Internet foi a troca de mensagens, logo apelidada de “E-mail” originalmente referindo-se a “Eletronic Mail” ou, “Correio Eletrônico”. Hoje em dia este tipo de nomenclatura parece obsoleto, entretanto, o seu uso ainda é intenso. O envio de mensagens usando a Internet como meio de transmissão passa pela solução de diversos problemas como o tipo de protocolo a ser usado, o servidor usado para fazer o roteamento da mensagem, credenciais do usuário para poder usar o servidor, formato da mensagem etc. Durante algum tempo era uma tarefa bem difícil considerando os problemas acima, mas a evolução das linguagens e plataformas permitiu que hoje tudo seja mais fácil. O framework .NET é uma das plataformas que facilita muito o trabalho. Com poucas classes o desenvolvedor poderá facilmente agregar ao seu aplicativo a funcionalidade de envio de dados usando as mensagens de e-mail. Mesmo existindo muitos programas específicos para esta finalidade, programas comerciais precisam enviar os dados que estes manipulam e geram.

Autores: Márcio Fábio Althmann e Vladimir Rech

Independente do tipo de aplicação que desenvolvemos, Web ou Windows, se é utilizando ASP.NET, Winforms, WPF entre outras, sempre precisamos enviar e-mails, desde um simples formulário de contato em um WebSite, a pedidos de compra. Para dar uma ideia da integração desta função com os sistemas operacionais abra o prompt de comandos do Windows e digite o comando como na Figura 1.

Figura 1. Chamando o envio de e-mail através do prompt de comandos

Este comando abrirá uma janela do programa padrão de e-mail – se houver algum instalado – para envio, como mostra a Figura 2.

Figura 2. Janela de envio de e-mail aberta pelo prompt de comandos

Embora esta facilidade exista, é pouco provável que você venha a usar este tipo de comando com frequência, principalmente porque é pouco intuitivo. Em todos os casos, serve para demonstrar como houve evolução dos sistemas operacionais no sentido de se integrar com as tarefas que podem ser feitas usando-se a Internet, inclusive o envio de mensagens de e-mail.

No .NET Framework o envio de e-mail pode ser feito de forma fácil e rápida, graças às classes disponíveis no namespace System.Net.Mail, onde temos todo o controle necessário para a criação de e-mails, configuração de servidor entre outros.

System.Net.Mail

Tudo que precisamos para o envio de e-mails está no namespace System.Net.Mail, na versão 1.0 do .NET utilizávamos o namespace System.Web.Mail, mas desde a versão 2.0, foi criado o System.Net.Mail, com mais funcionalidades e mais flexível, então não confudir na declaração do namespace, o recomendado desde a versão 2.0 do .NET Framework é este último citado. Dentre todas as classes disponíveis nele as principais e mais utilizadas são:

• SmtpClient;

• MailMessage;

• MailAddress.

A classe SmtpClient

É a classe responsável pelo envio do e-mail, onde vamos informar qual o nosso servidor de SMTP, segurança, vamos informar qual o usuário e senha para autenticação. Um exemplo simples das configurações que podemos fazer está na ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo