GARANTIR DESCONTO

Fórum A união da classe, pq será que não existe ? #130252

13/08/2006

0

´Jogando papo fora, sem querem ofender ninguém´

Oi amigos, bom a principio alguns podem achar estranho o tópico, outros nem vão dar importância e por ai vai, gostaria de ter e ler opiniões ref. a falta de união que existe entre os programadores. Pois eu penso assim, e cito alguns fatos:
A classe não é reconhecida, não tem sindicato, algo parecido como CREA, CRC, etc, não há, outro é que por exemplo a própria Borland quando anuncia a venda das IDE´s isto é muito ruim, e a confiança, o crédito, sei lá fiquei com um pouco de medo, pois e o futuro ? e os sistemas que nós temos em Delphi ou outras linguagens da Borland no caso, para refazer em outra, e o tempo para isso, quem paga ? E os próprios programadores que não repassam informações, ou até brigam e discutem entre si, mesmo na hora de ajudar, no fórum mesmo já li e vi vários tópicos bloqueados, devido a arrogância e falta de educação, pois não vejo isto acontecer na área médica, pelo menos nunca fiquei sabendo, vários erros que levam até a morte e ninguém comenta nada, agora entre nós fica complicado, bom pelo menos é o que acho e vcs, concordam ? Que acham e será possível criar uma cooperativa de programadores, penso muito nisto o que acham, vejo as vantagens e vcs ?
Softwares carissimos, sei que alguns vão rir mas outra coisa é que todos geralmente estão em inglês, sei que dificulta um pouco, bom citei coisas que vejo e acredito que seja uma realidade para muitos, num é ?

Bom acho que este tópico interessa mais para programadores iniciantes, que tem dificuldades em empregos, clientes, programadores experientes e de ´nível superior´ acho que vão criticar, mais enfim agora já foi.

E ai ?

Abraços

César

Cesarpir

Cesarpir

Responder

13/08/2006

Marcelo Saviski

O esquema de não ter CREA ou algo parecido é bom, porque senão só quem é formado na área poderia trabalhar, o que seria horrível já que os caras bons mesmo, são aqueles que aprendem meio que sozinhos.
E a nossa área é muito tecnológica, geralmente tecnologia ´não se conta´, por isso tem muita gente que não repassa informações.

Não sou contra a união, só levantei algumas coisas que a dificultam.

Responder

Gostei + 0

14/08/2006

Cesarpir

Verdade Marcelo, dei um tiro no pé sem perceber, mas sei que existe uma lei para ser aprovada no congresso, mas sei tb que faz tempo que está lá, acho que nunca vai sair.

:D

César

Responder

Gostei + 0

14/08/2006

Etomazett

Eu apóio a criação de uma entidade de classe, mas entendo que isso é difícil também.
Já pensei em fazer como na OAB, uma prova pra pessoa poder pegar o certificado. Mas quais temas seriam abordados? Que linguagem e banco de dados seriam escolhidos? Difícil não?
Eu só acho meio ´absurdo´ o fato de eu estar fazendo uma faculdade e depois ser comparado com alguém que mal terminou o 2º grau. Sem querer discriminar os colegas que talvez não tiverem condições de fazer curso superior.

abraços!

Responder

Gostei + 0

15/08/2006

Marcelo Saviski

Eu só acho meio ´absurdo´ o fato de eu estar fazendo uma faculdade e depois ser comparado com alguém que mal terminou o 2º grau. Sem querer discriminar os colegas que talvez não tiverem condições de fazer curso superior.

porque absurdo?
seria um absurdo digamos que numa entrevista de emprego, alguém que não tenha curso superior, só um curso tecnico ou nem isso, mas que tenha muita esperiência seja prejudicado só pelo fato de não ser formado.
quando eu trabalhava meu chefe já dizia isso, que o que contava era a experiência, não adiantava vir um cara com um ´canudo´ pra ele.

sei que não é o seu caso, mas tem muito cara que faz faculdade/universidade e chega no fim do curso pior do que muito ´piá´ que fuça no computador em casa.

Responder

Gostei + 0

02/01/2007

Aroldo Zanela

Colegas,

Não creio na regulamentação e também não vejo como oportunidade de melhoria para nossa área.

Este assunto volta-e-meia é levantado nos fóruns, mas já está caducando de ´batido´.

Vejam as últimas informações da SBC (www.sbc.org.br)

Regulamentação da Profissão
Parecer da Assespro (versão atualizada em 27/04/2005) (265.8 Kbytes)

Responder

Gostei + 0

04/01/2007

Daniel Martins

Não tenho nada contra fazer ou contra os que fazem faculdade, mas o detalhe de fazer uma faculdade é que são 4 anos ´aprendendo o que já aprendi sozinho´ esse tempo eu destino para aprender coisas que a faculdade não ensina.

fechar a profissão somente para quem é formado vai diminuir em muito a mão de obra que já é pouca e talvez inibir intelectos que tem grande potencial. isso é como ´Matar os autodidatas´.

Sobre a classe ser mais reconhecida, eu concordo, ainda existem clientes que acham que fazer programa é só ´copiar e colar´, isso sim é um absurdo. mas isso eu acho que poderia ser solucionado com uma camanha pesada de marketing.

Sobre a Borland Vender as IDE´s, isso foi solucionado com a CodeGear.com como meu grande amigo Bruno falou, a versão do delphi 2007 está para sair.

Sobre a área médica, é uma questão de ética, e pelo o meu ver, o nível de ´concorrencia´ é maior no nosso meio do que no deles.

falei...

Responder

Gostei + 0

22/01/2007

Adriano70

[b:3ee46b9bd0]porque absurdo?
seria um absurdo digamos que numa entrevista de emprego, alguém que não tenha curso superior, só um curso tecnico ou nem isso, mas que tenha muita esperiência seja prejudicado só pelo fato de não ser formado.
quando eu trabalhava meu chefe já dizia isso, que o que contava era a experiência, não adiantava vir um cara com um ´canudo´ pra ele.

sei que não é o seu caso, mas tem muito cara que faz faculdade/universidade e chega no fim do curso pior do que muito ´piá´ que fuça no computador em casa.[/b:3ee46b9bd0]

Poxa com pensamentos como esse é que não conseguimos nos valorizar, pessoas trabalham por ´mixaria´ por não ter curso superior tomando a vaga de uma pessoa formada, mas por questões de custos permanece desempregado, veja, se tivéssemos um crea teríamos um teto mínimo, garantindo assim um mínimo de dignidade para exercer a profisssão. Daqui a pouco vão estar dizendo que fazer uma certificação tb não tem valor algum... Temos q ter uma regulamentação, e os que não tem diploma, paciência, acho melhor começar a pensar em cursar uma faculdade. Temos em cada um de nós um pouco de médico e nem por isso exercemos a medicina..
At +++
Adriano, PMP

Responder

Gostei + 0

02/02/2007

Thiago Vidal

Apenas para exemplificar:

Aqui na empresa que eu trabalho somos divididos em 2 equipes com 1 analista chefe e 4 programadores. Os 2 analistas são os únicos que não são formados em ciência da computação.

Um após terminar o colegial fez curso técnico, cursos da TDS, certificações e ja tem experiencia de 10 anos em Delphi. Já eu, aprendi a programar com 12 anos num MSX, com 15 dava aulas de Clipper, com 19, vcs acham que eu queria fazer faculdade para aprender tudo denovo? Acabei fazendo engenharia de telecomunicações, tenho o CREA, e aos 25 sou analista chefe da minha equipe.

O teste de admissão aqui da empresa, consiste em uma prova com 30 questões de Delphi, Lógica, SQL e Inglês. Que eu acertei 93¬ qdo fui admitido, porém, hoje chamamos para entrevista quem acerta acima de 50¬, o que é aproximadamente 15¬ dos candidatos, sendo que a grande maioria é de formados em ciência da computação.

Defendo a união da classe, a valorização do sindicato que já existe, mas é quase desconhecido. Discordo do colega que citou a rivalidade, acho que os códigos Open Source e os fórums provam que a classe dos programadores é uma das que mais se ajudam atualmente na internet, os egoístas felizmente, são minorias, na minha opinião.

Responder

Gostei + 0

02/02/2007

Thiago Vidal

Apenas para complementar o assunto da formação. Acho que o problema da desvalorização da classe, é que qualquer garoto com 16 anos pode ler um livro e sair dizendo que é programador, o grande problema das empresas é justamente um método para separar o joio do trigo.

Acho que uma coisa que poderia ajudar, seria uma mudança no conteúdo das faculdades de Ciência da Computação, de forma que os formandos pudessem sair da faculdade já aptos para fazer alguma coisa, o que infelizmente hoje em dia é impraticável.

Porém esbarramos no problema de que até uma tecnologia chegar à sala de aula, os professores precisam aprendê-la, e para isso, ela precisa estar razoavelmente consolidada no mercado, e para isso ela precisa estar sendo usada em todo lugar. Até este processo ser concluído, outra tecnologia já tomou a dianteira, ou seja, o ensino superior sempre estará defasado em relação ao mercado.

Aqui partimos da premissa de que: mais importante do que o que o candidato já sabe, é a facilidade que ele tem para aprender e se adaptar. Se o cara chega, senta no micro, e configura o Menu Iniciar do XP para ficar parecido com o do 98, já tá com os dias contados... claro que este exemplo é ridículo, mas capacidade de adaptação é tudo hoje em dia, não podemos atrasar as tecnologias pq nao gostamos de aprender novas, vejam o que aconteceu com os programadores COBOL.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar