Aplicações web real time

27/12/2015

0

O que são aplicações wen real time? Funciona somente com Node js e Meteor?
Marluce Neves

Marluce Neves

Responder

Post mais votado

28/12/2015

É uma técnica que permite manter conexões bi-direcionais, que é uma conexão que se mantém aberta permitindo que os clientes interajam com o servidor em uma única conexão aberta. O Ajax faz quase isto, porém não é uma conexão bi-direcional. Para possibilitar este tipo de conexão o NodesJS utilizao protocolo WebSockets.

Hoje para este tipo de abordagem podemos usar o NodesJS (que é o JavaScript executado no servidor), no caso o Meteor é um Framework [url:descricao=CoC (Convention Over Configuration) ]https://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_sobre_configura%C3%A7%C3%A3o[/url] utilizado para construir single-page real-time. Ele é construído em cima do NodeJS.

Este tipo de tecnologia cria uma nova abordagem chamada de Mean Stack onde:

M: MongoDB
A: Angular.js
E: Express.js
N: Node.js

Sugiro um pesquisa sobre o assunto, pois se eu fosse tentar explicar o post ficaria enorme e acho que muito complicado, então boa pesquisa e bons estudo.

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

28/12/2015

Marluce Neves

Sugestão correta e aceita, pela sua resposta que notei que tem algo a mais nisso e não faria sentido eu insistir em perguntas do tipo: "mas o que é isso", "para que serve"...enfim, agradeço Jothaz.
Responder

28/12/2015

Franzé Peixoto

Cliente interagindo com o servidor? Desculpa, mas sou leigo, mas até que nivel?
Responder

29/12/2015

Jothaz

Marluce.
Pelo que companho no fórum você esta iniciando seu aprendizado, então acho que por enquanto não seria produtivo se embrenhar neste universo, pois vai acrescentar um certo grau de complexidade. Depois que você possuir conhecimentos profundos de JavaScript, Orientação a Objetos (pragramação e banco de dados), MVC e JSON então volte a estudar estes assuntos. Não estou duvidando da sua capacidade de aprender, mas para iniciantes pode ser frustante e pouco produtivo abordar esa tipo de questão.


Franzé Peixoto
A base da Web é a possibilitar que os clientes (máquinas dos usuários) interajam com os servidores (onde esta hospedado o conteúdo). Isto normalmente é feito através do front-end (HTML, CSS e JavaScript) rodando exclusivamente nos clientes e o back-end (Java, .Net, Ruby, PHP ou qualquer outra linguagem) que roda exclusivamente no Servidor. Neste modelo o JavaScript é utilizado para manipular informação que são retornadas pelo back-end. Então são dois universos separados que se completam.

Com o NodesJS isto mudou pois o JavaScritp roda tando no cliente como no servidor o que dispensa a utilização de uma linguagem back-end, pois inclusive o acesso ao banco de dados seria feito pelo JavaSCript. Assim surgiu o conceito de Sigle Page Web e o Web Real Time onde tudo é feito utilizando-se somente o JavaScript. De certa forma isto torna a arquitetura mais simples, porém requer que o desenvolvedor tenha sólidos conhecimentos como descrevi acima.

Para isto utiliza-se MongoDB, Angular.js, Express.js e Node.js ou o Meteor.

O que expus acima é uma visão sucinta, simplista e extremamente resumida, pois para descrever em detalhes o post ficaria gigante.

Aconselho uma pesquisa sobre "Mean Stack", "Sigle Page Web", "MongoDB", "Angular.js", "Express.js" e "Node.js".
Responder

29/12/2015

Marluce Neves

Nem se preocupe com isso Jothaz, eu sei dos meus limites e tenho consciencia que não devo "atropelar" etapas.
Responder

29/12/2015

Franzé Peixoto

Está OK Jothaz! Vlw.
Responder

30/12/2015

Marluce Neves

Está OK Jothaz! Vlw.


Achei complicado. melhor deixar para depois. rsrsrs.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar