Aplicativo nativo ou aplicativo híbrido: qual a melhor solução?

28/06/2017

0

Ola amigos,

Estou estudando para criar um aplicativo mobile mas fiquei um tanto confuso nesta pesquisa :)

Se alguém puder dar uma dica bem OBJETIVA rs.... para não me confundir mais agradeço.

[]s
Joao

Joao

Responder

Posts

29/06/2017

Ermesom Lourenco

Depende muito da aplicação que queria criar meu caro.

Em geral, as aplicações híbridas, ou PWA's (Progressive Web Apps - Apps web instaláveis) utilizam tecnologias web com utilitários que empacotam a aplicação em um navegador embarcado e rodam isso nos sistemas mobile. Sua aplicação roda efetivamente dentro de um navegador no celular, mas isso não fica claro ao usuário. Até onde eu tenho visto, se irá criar um app que irá utilizar serviços na Web, apenas mostrar dados ou coisas assim é preferível utilizar apps híbridas. Mas não se engane, a fluidez é muito boa nestes apps e poderá utilizar quase todos os recursos do aparelho (fazer ligações, bluetooth, camera, etc...).

Já as aplicações nativas trabalham em uma camada inferior do SO, de modo que não precisa de navegador para ser executado, tornando assim a experiência em apps que saibam utilizar os recursos do SO bonitas, altamente personalizadas e com fluidez "máxima". Mas isso tem um custo: Cada SO possui sua própria tecnologia de desenvolvimento, de modo que, por exemplo, o Android utiliza Java em seu Android Studio, já o IOS utiliza Swift.

Há ainda outra alternativa que são as IDE's que compilam para os dois casos, que é o caso do XAMARIM e Delphi, porém por conta da generalização as Apps ficam um pouco maiores e "menos otimizadas" para cada dispositivo.

Em geral, recomendo apps Híbridas por conta da sua curva de aprendizagem da tecnologia e criação, mas caso necessário for não recuso o nativo.

Espero ter ajudado.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar