Fórum Comando SQL #25465

17/07/2008

0

SQL

Gente, desculpe, mas não achei uma área específica de SQL, então estou colocando aki pra ver se alguém pode me ajudar.

Gostaria de sabe se tem como eu fazer um comando SQL, utilizando algum comando parecido com o TRIM do Delphi.

Seria mais ou menos assim:

UPDATE TabCli
SET NomeFantasia=NomedoCliente
Where Trim(NomedoCliente) <> ´´

Uma outra opção, se existir, seria testar se a primeira letra do campo NomedoCliente eh uma letra por exemplo.

Porque preciso disso? Porque tenho uma tabela no banco de dados que o campo NomedoCliente tem alguma sujeira gravada só que não consigo ver que caracter que foi gravado nele.

Se esse comando não existir, aí vou ter que fazer uma rotina pra limpar o campo, alguma coisa nesse sentido.

Obrigado,

Marcos.

Marcosbrunato

Marcosbrunato

Responder

17/07/2008

Vitor Alcantara

No SQL Server existe as funções LTRIM E RTRIM, onde LTRIM verifica limpa caracteres em branco a esquerda e o RTRIM a direita.
No Firebird tem a função TRIM que limpa caracteres em branco tanto a direita como a esquerda.

Quanto a verificar o primeiro caractere é uma letra você pode utilizar a função do SQL Server ASCII mesclado com a função SUBSTRING
Ex:

DECLARE @TEXTO  VARCHAR(255)
SET @TEXTO = ´¿MACARRÃO´
SELECT CASE WHEN ((ASCII(SUBSTRING(@TEXTO,1,1)) >= 65) AND (ASCII(SUBSTRING(@TEXTO,1,1))<= 90)) OR ((ASCII(SUBSTRING(@TEXTO,1,1)) >= 97) AND (ASCII(SUBSTRING(@TEXTO,1,1))<= 122)) THEN ´LETRA´ ELSE ´NÃO´ END

PS: as letras ´A´ a ´Z´ equivalem aos números de 65 a 90,
já as letras ´a´ a ´z´ equivalem aos números ´97´ a ´122´

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar