Começando a programar em c , duvidas e curiosidades

20/10/2006

0

Olá amigos. Estou começando a programar em c++ como hobby, pra aprender. Estou usando o borland c++ builder express (o novo que é gratis).

Fiz um pequeno mediaplayer com playlist em interbase+dbxpress e o componenete Tmediaplayer, demorei 2 dias pra me acostumar, e isso me despertou umas curiosidades. Como eu programo em Delphi a muito tempo, por mais que eu queira, é inevitavel surgirem comparações, embora esse não seja meu objetivo.

curiosidades:
1) Tanto o Delphi como o C++ Builder tem a VCL, mas eu li num outro tópico que a VCL foi toda escrita em object pascal e que o c++ builder acessa ela. A VCL do c++ builder não foi escrita em c++? como poderia ser escrita em object pascal ???

2) Eu conheço o básico de c/c++ que aprendi na escola, embora na escola eu tenha treinado com o compilador turbo c++ 3.0 que tambem é da borland e não é de c, é c++. O fato de o c++ ser uma evolução do c significa que ele suporta os comandos/funções antigos do c? ou c e c++ são duas linguagens completamente diferentes? posso usar compilador de c++ pra fazer programas estritamente em c?

3) para acessar ou exibir num showmessage um item de uma lista eu usei:
FileListBox1->Items->operator [](j)

só consegui fazer assim por causa da ajuda do ´code completion´, se não eu estaria até hoje batendo cabeça. No delphi eu faria assim:
FileListBox1.Items[j]

O que é e como usa o tal do operator que eu nunca vi isso em nenhum livro de C/c++ que eu tenha visto? tá certo o jeito que eu fiz? tem algum jeito mais parecido com Delphi?

4) Ao rodar o programa dum micro sem o borland c++ builder instalado, ele pediu a cc3270.dll. Tem como ele não pedir essa dll?

Valew pela ajuda!


Vitor Rubio

Vitor Rubio

Responder

Posts

23/10/2006

Rodc