Como conectar java ao banco de dados mysql?

04/07/2011

0

Assim galera, estou fazendo algo simples com swing em JFrame no java NetBeans, mas aí eu gostaria de inserir dados e buscar os dados. Mas nao tenho a minima noção de como fazer isso. Assim eu sei conectar o PHP,e o javascript ao banco, fazendo inclusao e consulta, mas nao sei em java, é a mesma coisa do javascript?isso eu sei fazer em javascript, mas em java msm eu nao sei. me ensinem por favor!obrigado a todos!Não tenho a minima noção de como fazer isso em java, ensinem-me por favor.Tem alguma ferramenta no NetBeans ou no eclipse que possa me ajudar, para nao ter de digitar todo aquele código que colocam nos tutorias.Ajudem do jeito mais facil!por favor!
Caiac Showman

Caiac Showman

Responder

Posts

05/07/2011

Douglas Eric

[quote="sekkuar"]https://www.devmedia.com.br/post-16753-Criando-uma-conexao-Java-+-MySQL-Server.html
Obrigado pela dica, mas aí está rodando em um browser da web, e eu quero java sem ser para a web! só perguntei se a conexao do java sem ser para a web, é igual a do java para a web! aí fazendo outra pergunta, aí depois de feita esta classe aonde é que eu faço para inserir dados em outra classe!
Responder

06/07/2011

Douglas Eric

e que diferença faz ser pra web ou não? a classe que conecta, "ConexaoMySQL" (que foi o que você perguntou) é a mesma, tanto web quanto desktop E para inserir os dados, você usa essa connection para gerar um statement e dele você insere os dados. quer outro exemplo? http://artofcoding.wordpress.com/2008/03/21/java-conectando-se-ao-mysql/ Esse não é web. (olha só, é a mesma coisa. quem diria não?)
Responder

06/07/2011

Diogo Souza

[quote="caiac"]Assim galera, estou fazendo algo simples com swing em JFrame no java NetBeans, mas aí eu gostaria de inserir dados e buscar os dados. Mas nao tenho a minima noção de como fazer isso. Assim eu sei conectar o PHP,e o javascript ao banco, fazendo inclusao e consulta, mas nao sei em java, é a mesma coisa do javascript?isso eu sei fazer em javascript, mas em java msm eu nao sei. me ensinem por favor!obrigado a todos!Não tenho a minima noção de como fazer isso em java, ensinem-me por favor.Tem alguma ferramenta no NetBeans ou no eclipse que possa me ajudar, para nao ter de digitar todo aquele código que colocam nos tutorias.Ajudem do jeito mais facil!por favor!
Olá caiac! Como está o seu Java Desktop (Swing)? Considerando que você já tenha toda a interface definida você terá de definir a melhor forma de levar teus dados para uma classe DAO ([i]Data Access Object[/i]). O padrão é o seguinte: 1. Primeiro você precisa baixar o jar do mysql, o [b]mysqlconnector[/b] no site da MySQL. Pode baixar neste [url="http://www.mysql.com/downloads/connector/j/"]link[/url] e depois adicioná-lo ao Build Path da aplicação; 2. Depois você cria uma classe de conexão como o sekkuar sugeriu, que vai te retornar os objetos de conexão ao banco:
public classe Conexao {

    public static Connection getConexao() {
        try {
            // Carregando o JDBC Driver padrão
            String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver";                        
            Class.forName(driverName);
            // Configurando a nossa conexão com um banco de dados//
            String serverName = "localhost";    //caminho do servidor do BD
            String mydatabase =”mysql”;        //nome do seu banco de dados
            String url = "jdbc:mysql://" + serverName + "/" + mydatabase;
            String username = "root";        //nome de um usuário de seu BD      
            String password = "123456";      //sua senha de acesso
            Connection connection = DriverManager.getConnection(url, username, password);
            return connection;
        }  catch (ClassNotFoundException e) {  //Driver não encontrado
            System.out.println("O driver expecificado nao foi encontrado.");
            return null;
        } catch (SQLException e) {
            //Não conseguindo se conectar ao banco
            System.out.println("Nao foi possivel conectar ao Banco de Dados.");
            return null;
        }
}
3. Depois crie uma classe DAO para fazer as interações com o banco:
public class InteracaoDAO {

   public void insereDados(seusDados...) {
      Connection connection = Conexao.getConexao();
      // Sql de inserção
      String sql = "seu sql...";

      // Cria o statement - Objeto de interação de dados
      Statement statement = connection.createStatement(sql);

      // Seta os valores...
      statement.setString();
      statement.setLong();
      (...)

      statement.execute();
      connection.close();
   }

}
A forma é semelhante para as outras interações com o banco! :!:
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar