Fórum como faco para incluir, excluir alterar registro usando ADO #307851
04/01/2006
0
gente estou com dificuldades de fazer essas procedimentos basicos.
precisava inicialmente de fazer uma inclusao no banco com 3 tabelas, de preferencia sem usar o dbnavigator. Gostaria se possivel de um passo-a-passo, porque tenho pego alguns tutoriais, mas mesmo assim cada um faz de um jeito diferente.
agradeco a todos
carlao
Cjs6331
Curtir tópico
+ 0Posts
06/01/2006
Spiritwwwalker
Sou ´programador Delphi´ há cerca de 3 semanas, portanto não me recrimine se eu mencionar alguma tolice.
Presumindo-se que você já conseguiu estabelecer uma conexão ADO à sua base de dados, basta utilizar consultas SQL para executar as operações pretendidas. Para uma melhor compreensão, siga o roteiro abaixo, o qual é válido para uma conexão a uma tabela de um banco de dados do MS Access 97 denominada tblMunicipios, a qual é composta de 3 campos: ID, Municipio e UF (Unidade da Federação ou Estado). Sendo assim, a partir do Access, crie uma tabela com uma estrutura similar e acrescente alguns registros, por exemplo:
ID Municipio UF
1 São Paulo SP
2 Campo Grande MS
3 Bernardino de Campos SP
De volta ao Delphi, crie um Form e insira nele os seguintes componentes:
- um ADOConnection (que chamaremos de ADOConnection1);
- um ADOQuery (que chamaremos de ADOQuery1);
- um DataSource (que chamaremos de DataSource1).
Para desencadear as ações de manipulação de registros e acompanhar os resultados, também insira no Form os componentes abaixo:
- um DBGrid (que chamaremos de DBGrid1);
- dois Edits (um denominado txtMunicipio e o outro txtUF);
- três Buttons (denominados cmdNovo, cmdEditar e cmdExcluir).
Em seguida, construa as strings de conexão dos componentes ADOConnection1 e ADOQuery1 (o Delphi fará isso para você com facilidade). Na propriedade SQL do ADOQuery1, digite a seguinte instrução: SELECT * FROM tblMunicipios ORDER BY Municipio