Como o servidor DataSnap REST informa ao programa cliente que uma dada regra do negócio não foi obedecida?

16/01/2024

0

Olá.

Estou desenvolvendo um servidor DataSnap REST com o Delphi usando os componentes nativos do Delphi.

O programa cliente acessa o banco de dados por meio do servidor.

As regras do negócio (validação dos campos das tabelas, etc.) se encontram no servidor.

Pergunta:
Suponha que na inserção/atualização de um cadastro de uma dada tabela um dado campo, cujo prenchimento é obrigatório pela regra do negócio, não é preenchido pelo usuário do programa cliente.
O usuário do programa cliente envia este cadastro ao servidor sem este campo preenchido.
Como o servidor irá informar ao programa cliente que este dado campo não foi preenchido?

Já sei como implementar os métodos do CRUD (POST, GET, PUT, DELETE) no servidor e como executar estes métodos no programa cliente por meio dos componentes correspondentes no programa cliente.
Mas não sei como enviar uma mensagem de erro do servidor para o programa cliente caso alguma regra do negócio seja violada.

Alguém poderia me dar uma ideia de como fazer isto?
Marcelo Rosman

Marcelo Rosman

Responder

Post mais votado

16/01/2024

Olá.

Estou desenvolvendo um servidor DataSnap REST com o Delphi usando os componentes nativos do Delphi.

O programa cliente acessa o banco de dados por meio do servidor.

As regras do negócio (validação dos campos das tabelas, etc.) se encontram no servidor.

Pergunta:
Suponha que na inserção/atualização de um cadastro de uma dada tabela um dado campo, cujo prenchimento é obrigatório pela regra do negócio, não é preenchido pelo usuário do programa cliente.
O usuário do programa cliente envia este cadastro ao servidor sem este campo preenchido.
Como o servidor irá informar ao programa cliente que este dado campo não foi preenchido?

Já sei como implementar os métodos do CRUD (POST, GET, PUT, DELETE) no servidor e como executar estes métodos no programa cliente por meio dos componentes correspondentes no programa cliente.
Mas não sei como enviar uma mensagem de erro do servidor para o programa cliente caso alguma regra do negócio seja violada.

Alguém poderia me dar uma ideia de como fazer isto?


Você precisa conhecer primeiro o conceito de requisições HTTP para depois utilizar a tecnologia, seja ela DataSnap ou outro framework que trabalhe com Rest/RestFull
De qualquer forma esse vídeo abaixo deve lhe dar uma luz para o que precisa.

https://www.youtube.com/watch?v=llszNXdNFN4


Boa sorte!

Claudio Andrade

Claudio Andrade
Responder

Mais Posts

16/01/2024

Marcelo Rosman

Olá.

Estou desenvolvendo um servidor DataSnap REST com o Delphi usando os componentes nativos do Delphi.

O programa cliente acessa o banco de dados por meio do servidor.

As regras do negócio (validação dos campos das tabelas, etc.) se encontram no servidor.

Pergunta:
Suponha que na inserção/atualização de um cadastro de uma dada tabela um dado campo, cujo prenchimento é obrigatório pela regra do negócio, não é preenchido pelo usuário do programa cliente.
O usuário do programa cliente envia este cadastro ao servidor sem este campo preenchido.
Como o servidor irá informar ao programa cliente que este dado campo não foi preenchido?

Já sei como implementar os métodos do CRUD (POST, GET, PUT, DELETE) no servidor e como executar estes métodos no programa cliente por meio dos componentes correspondentes no programa cliente.
Mas não sei como enviar uma mensagem de erro do servidor para o programa cliente caso alguma regra do negócio seja violada.

Alguém poderia me dar uma ideia de como fazer isto?


Você precisa conhecer primeiro o conceito de requisições HTTP para depois utilizar a tecnologia, seja ela DataSnap ou outro framework que trabalhe com Rest/RestFull
De qualquer forma esse vídeo abaixo deve lhe dar uma luz para o que precisa.

https://www.youtube.com/watch?v=llszNXdNFN4


Boa sorte!



Caríssimo Claudio Andrade,

Muito obrigado pelo vídeo esclarecedor.

Um grande abraço.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar