Como programar? Qual é o estilo?

18/02/2004

0

Olá, senhores.

Quando alguns programadores começaram a migrar para o Windows, eu em minha falta de modéstia (´mea culpa´, admito), não conseguia entender como não se aproveitavam do que entendia como o melhor: a interface MDI.

Meus clientes, 90¬ advogados, usam um sistema que lhes permite ver a agenda, cadastro de clientes e partes contrárias sem perder os detalhes de um processo. Consegui que eles exergassem tal situação como foi inspriado tal ambiente: um ´desktop´, uma mesa de trabalho.

Em tal situação, como no mundo real, estamos trabalhando com n-coisas ao mesmo tempo. E, sinceramente, não consigo admitir outra situação. Um sistema que me faz abandonar uma nota fiscal, no meio de sua edição, para poder consultar outra informação qualquer é muito pouco eficiente... para ser muito político e não falar alguma besteira.

Além disso, há algumas dicas que a própria MS já deu ratificando esta alternativa: O Word2000 - e primos - passou a gerar um botão para cada documento que se abre. Por que? Porque os usuários usam sempre a janela de documento maximizada, e se perdiam para achar os vários documentos abertos. Alguma vezes, tal como a MS deixou automático, os usuários disparavam várias cópias do Word, abrindo várias instâncias do aplicativo. O que se vê é a necessidade do MDI, disfarçada em SDI.

Então, aqui vai a primeira questão: [list:168a2cabfb][*:168a2cabfb]Visto que os browsers - os responsáveis pelas leituras dos formulários - são aplicativos SDI (single doc interface), como manter minhas estruturas MDI dentro desta nova tecnologia .NET ?[/list:u:168a2cabfb]

A seguir, me pergunto sobre toda a capacidade de O.O. do Delphi. Hoje, vários dos componentes que uso (fora o TLabel, acho que todos os outros) são modificações ricas e úteis dos componentes básicos. Posso escolher cores de bordas, sua espessura, estilo flat ou 3D, etc.

Os grids são flexíveis e posso adaptá-los a cada tipo de visualização que há em formulários com objetivos diferentes... Hoje, com quase nehuma programação, obtenho quatro tipos customizados de grids, passando pelos mais simples para lançar valores em um recibo até os mais sofisticados para comparar vários tipos de produtos e suas embalagens.

Então, vai a segunda grande questão:[list:168a2cabfb][*:168a2cabfb]Como poderemos customizar os controles, visto que dependeremos de um conjunto inacessível de componentes do framework?
Já trabalhei com o V.B. e os controles ActiveX... São uma implementação, no mínimo, pobre em comparação ao que há de poder nas heranças da V.C.L.
Como veremos evoluir controles como o Woll2Woll-Infopower e outros?[/list:u:168a2cabfb]
Agradeço os esclarecimentos. :roll:


Ildefonso

Ildefonso

Responder

Posts

20/02/2004

Ibraim

Uau cara ! Pelo que falou você parecer ser ´dos bão´ em Delphi, hehe =)
Mas vamos às perguntas:

1 - Na verdade, até agora, em linguagem alguma há uma solução definitiva pra isso nos browsers. O que se faz hoje em dia, é tentar imitar uma ´interface integrada´. Veja por exemplo, o hotmail. O desing atual foi feito para que o usuario se sinta familiarizado ao ver o ´PageControl´. Ou seja, por enquanto, não há solução para isso. Vai ter que ser no improviso mesmo...

2 - Concordo plenamente, os componentes do VB são absurdamente pobres. Na verdade, os componentes do .NET para WinForms também são bem decepcionantes, e com certeza muita coisa tem que ser melhorada. Já no lado ´Web´ da questão, acho que a maioria dos componentes é o suficiente para as aplicações web. Mas se mesmo assim não estiver satisfeito, crie os seus próprios componentes ´estendidos´ dos originais ! É bem fácil fazer um WebControl, tanto que estou programando minha própria ´Control Library´, que será freeware, e estende os componentes normais e adiciona outras criados 100¬ por mim.

Bom, espero que tenha ajudado. QQ coisa é só dar um toque !


Responder

20/02/2004

Pehdepano

Visto que os browsers - os responsáveis pelas leituras dos formulários - são aplicativos SDI (single doc interface), como manter minhas estruturas MDI dentro desta nova tecnologia .NET ?

Não haverá nenhum problema quanto a isso. Afinal de contas, suas aplicações não usarão o browser(a não ser que queira portá-las para web, ou seja, rodá-las no lado servidor).
Agora em se tratando de aplicações do lado CLIENTE, vc pode continuar a criar aplicativos win32, pois o .NET manterá a compatibilidade, assim como aconteceu com o win3.11 e o win95. Porém, App win32 não poderão usar todo o poder das classes do .NET.
Como poderemos customizar os controles, visto que dependeremos de um conjunto inacessível de componentes do framework?

Pode ser que esteja errado mas, pelo que entendi, as classes do .NET serão acessíveis. Além disso, o .NET deixa de lado todos os problemas de ´OO´ existentes no VB.
Aplicativos VB terão que passar por uma verdadeira cirurgia para serem portados, enquanto que aplicativos delhpi não sofrerão quase nenhuma modificação.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar