Fórum Consultar tabelas 1 e 2 e trazer apenas os dados que não estão na tabela 2. #570217
31/10/2016
0
O que preciso é bem simples (mas não sei fazer) e acredito que alguém consiga me ajudar por aqui.
Na tabela 1 e 2 tenho os campos: "id_aluno" e "id_curso".
Preciso de uma consulta na qual me retorne apenas os dados que não existem na tabela 2, mas existem na tabela 1.
Desde já, agradeço a atenção ajuda!
Myller Meireles
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
03/11/2016
Então esse select faz isso tens que colocar os valores de acordo com o Seu select ele faz justamente isso verifica na segunda tabela se exist aquele valor ou não
select id_aluno, id_curso
From montar_turma M
WHERE Not EXISTS(SELECT id_aluno, id_curso FROM md_aluno_curso WHERE id_aluno= M.id_aluno AND id_curso = M.id_curso)
Deve ser algo bem parecido com esse select acima
ele pega os valores de uma tabela e verifica se contem na tabela seguinte dentro da clausula not exists
Valeu
Qualquer coisa retorne aqui que tento fazer outro
Fala Jeferson,
Depois, com mais calma eu testei e bingo!!!!
Tudo certinho!!!
Mto obrigado!
Myller Meireles
Gostei + 1
Mais Posts
01/11/2016
Myller Meireles
O que preciso é bem simples (mas não sei fazer) e acredito que alguém consiga me ajudar por aqui.
Na tabela 1 e 2 tenho os campos: "id_aluno" e "id_curso".
Preciso de uma consulta na qual me retorne apenas os dados que não existem na tabela 2, mas existem na tabela 1.
Desde já, agradeço a atenção ajuda!
Gostei + 0
01/11/2016
Jones Granatyr
select * from tabela2 where idtabela2 not in (select idtabela1 from tabela1)
Basicamente está pegando os registros da tabela 2 onde o ID não está na tabela
Gostei + 0
01/11/2016
Myller Meireles
Vou testar com sua sugestão.
No seu exemplo, você usa apenas um campo de cada tabela, mas preciso que os campos "id_aluno" e "id_curso" sejam consultados. Esses campos existem nas duas tabelas.
Vou adequar a consulta pra minha necessidade e aviso aqui o resultado.
Obrigado!
Gostei + 0
01/11/2016
Jeferson Taboni
Lembrando que abaixo foi feito com o SLQServer, não sei qual banco estais usando, mais tente algo parecido
select CdProduto
From Produtos P
WHERE Not EXISTS(SELECT CdProduto FROM ProdutoDevolucao WHERE CdProduto = P.CdProduto)
Gostei + 0
01/11/2016
Myller Meireles
Sua consulta funcionou, mas não é o que eu preciso.
Antes disso, respondendo sua dúvida, o meu banco é o MySQL.
Pra melhor entendimento, tenho as seguintes tabelas:
"montar_turma" e "md_aluno_curso"
Nessas duas tabelas, dentre outros campos, tenho os campos "id_aluno" e "id_curso" nas duas tabelas.
O que preciso:
Que a consulta me mostre quais desses alunos (id_aluno e id_curso) não estão na tabela "md_aluno_curso", pois na tabela "montar_turma" eles são cadastrados por padrão.
Acho que agora consegui me explicar melhor!
Valeu...
Gostei + 0
03/11/2016
Jeferson Taboni
Então esse select faz isso tens que colocar os valores de acordo com o Seu select ele faz justamente isso verifica na segunda tabela se exist aquele valor ou não
select id_aluno, id_curso
From montar_turma M
WHERE Not EXISTS(SELECT id_aluno, id_curso FROM md_aluno_curso WHERE id_aluno= M.id_aluno AND id_curso = M.id_curso)
Deve ser algo bem parecido com esse select acima
ele pega os valores de uma tabela e verifica se contem na tabela seguinte dentro da clausula not exists
Valeu
Qualquer coisa retorne aqui que tento fazer outro
Gostei + 0
03/11/2016
Jeferson Taboni
Fico feliz em ter conseguido ajudar
Abc
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)