CRUD Complexo em Delphi

12/02/2018

0

Boa tarde pessoal,
Existe uma grande necessidade na internet de se encontrar algo "completo" (claro que cada um tem uma realidade), algo que seja referência para: "desenvolver um CRUD com MVC, utilizando interfaces e utilizando alguma coisa de abstract factory" nesse sentido.

O porque de eu estar pedindo isso: vejo que isso está bem utilizado e vejo também que parece ser uma boa maneira de se programar.

Porque em um CRUD: eu pelo menos vejo que é uma das melhores formas de você abstrair isso pra prática do nosso dia a dia mesmo, tendo como base que muita gente trabalha com isso.

Na internet tem muita coisa sobre cada assunto desses, até mesmo aqui na devmedia, porém pra quem ainda não utilizou na prática (como eu) vê uma dificuldade muita grande como utilizar tudo isso.

Vejo que quando encontramos algo é parcial, vários exemplos na internet mas sem conexão com banco de dados por exemplo, um crud muito legal é do Wesley Yamazack aqui da devmedia, DELPHI: CADASTRO ORIENTADO A OBJETOS COM FIREDAC porém não temos utilização de interfaces e nenhum abstract factory.

Então se alguém se disponibilizar a postar algo relacionado a isso, ou ajudar a desenvolver, acredito que seria de grande valia para muitas pessoas. De repente até sai um cursinho aí por parte da devmedia ou artigo, enfim.

E por favor, me perdoem se eu estiver errado.

Desde já meu muito obrigado! Abraço!
Luiz Sa

Luiz Sa

Responder

Posts

12/02/2018

Adalberto Brasaca

Oi Luiz. Pode não estar tão completo como você precisa, mas há um canal no YouTube do Jorge Eduardo onde ele desenvolve uma aplicação CRUD com MVC. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=PvjpaiAfV9Y&list=PLatEYuF8-XJjcQOV1DUheQ5gLXq66_npx

Espero que lhe ajude. Abraço.
Responder

12/02/2018

Luiz Sa

Exatamente Adalberto, esse é um dos exemplos que estou seguindo e está na minha lista pra eu retirar a parte do MVC e aplicar junto com as outras coisas que citei. Pessoal que ainda tiver material, se possível enviar, postar... cada vez conseguimos mais formar algo bem concreto. Muito obrigado por contribuir, abraço!
Responder

13/02/2018

Gleydson Sales

Boa tarde Luiz.

Acho que o que você está buscando é algo muito específico para uma realidade que você deve estar no momento. Você falou em um CRUD, com interfaces e abstract factory. Acho o que você pediu muito parecido com algum trabalho de faculdade. Se for realmente isso, procure material sobre CRUD, entenda bem como fazer; em seguida procure sobre MVC e após entender bem, aplique no seu CRUD feito anteriormente. Faça a mesma coisa com as demais tecnologias. Lembre-se de que um bom projeto não é aquele que utiliza as tecnologias mais atuais, os melhores padrões, etc. Um bom projeto é o que atende as necessidades do usuário. É papel do desenvolvedor saber qual a tecnologia ideal para atender tal necessidade. Espero ter ajudado!

Se a resposta foi útil, não esqueça de dar um like! ;-)
Responder

13/02/2018

Jerson Boer

Olá Luiz, boa tarde.

Eu tenho um sistema desenvolvido com este conceito de MVC. Vou encaminhar abaixo alguns exemplos de imagens para ver se é isso que está procurando:

Estrutura: https://drive.google.com/file/d/1ZDKtKHFpGfc75us77A_YNQ_lZamucunS/view?usp=sharing

O sistema todo possui essa estrutura de informações, partindo de um modelo e criando novas telas a partir dela, herdando todas as funções necessárias.

Cadastro: https://drive.google.com/file/d/1ta0wUn-CjvwIaR-P7UiFAbud-3vTZTqr/view?usp=sharing

Esse seria o exemplo do código aplicado em uma tela de cadastro simples, com todo CRUD incluso, além de recursos de log de tela, tradução, captura de alterações das informações, entre outros.

Relatório: https://drive.google.com/file/d/1Xe2OWnZnKvg0OIDl_igLuQXHMZKb_VVP/view?usp=sharing

O mesmo conceito aplicado em um relatório, com diversos campos, filtros de tela, log de tela, captura de filtros, etc.

Além disso, todas as querys e regras são armazenadas em banco de dados e não fixos nos componentes, o que permite uma manutenção dinâmica se forem mudanças de regras.

Seria mais ou menos isso que você procura? Se sim, posso avaliar uma forma de isolar os fontes e disponibilizar para estudo, etc.
Responder

13/02/2018

Luiz Sa

Boa tarde Luiz.

Acho que o que você está buscando é algo muito específico para uma realidade que você deve estar no momento. Você falou em um CRUD, com interfaces e abstract factory. Acho o que você pediu muito parecido com algum trabalho de faculdade. Se for realmente isso, procure material sobre CRUD, entenda bem como fazer; em seguida procure sobre MVC e após entender bem, aplique no seu CRUD feito anteriormente. Faça a mesma coisa com as demais tecnologias. Lembre-se de que um bom projeto não é aquele que utiliza as tecnologias mais atuais, os melhores padrões, etc. Um bom projeto é o que atende as necessidades do usuário. É papel do desenvolvedor saber qual a tecnologia ideal para atender tal necessidade. Espero ter ajudado!

Se a resposta foi útil, não esqueça de dar um like! ;-)


Boa tarde, na verdade não... Pois até já concluí minha faculdade... O fato de ser um CRUD seria mais pela questão que especifiquei no post, por ser mais fácil de trazer pra prática e aplicar.

Já estou a uns 15 dias procurando pelos assuntos individuais para tentar unir tudo e fazer acontecer, pois isso pedi já tudo junto entende? Pois preciso iniciar um projeto e já queria iniciar fazendo dessa maneira pra não continuar acomodado com a forma que venho programando a anos...

Obrigado! Abraço.
Responder

13/02/2018

Luiz Sa

Olá Luiz, boa tarde.

Eu tenho um sistema desenvolvido com este conceito de MVC. Vou encaminhar abaixo alguns exemplos de imagens para ver se é isso que está procurando:

Estrutura: https://drive.google.com/file/d/1ZDKtKHFpGfc75us77A_YNQ_lZamucunS/view?usp=sharing

O sistema todo possui essa estrutura de informações, partindo de um modelo e criando novas telas a partir dela, herdando todas as funções necessárias.

Cadastro: https://drive.google.com/file/d/1ta0wUn-CjvwIaR-P7UiFAbud-3vTZTqr/view?usp=sharing

Esse seria o exemplo do código aplicado em uma tela de cadastro simples, com todo CRUD incluso, além de recursos de log de tela, tradução, captura de alterações das informações, entre outros.

Relatório: https://drive.google.com/file/d/1Xe2OWnZnKvg0OIDl_igLuQXHMZKb_VVP/view?usp=sharing

O mesmo conceito aplicado em um relatório, com diversos campos, filtros de tela, log de tela, captura de filtros, etc.

Além disso, todas as querys e regras são armazenadas em banco de dados e não fixos nos componentes, o que permite uma manutenção dinâmica se forem mudanças de regras.

Seria mais ou menos isso que você procura? Se sim, posso avaliar uma forma de isolar os fontes e disponibilizar para estudo, etc.


Bem legal mesmo Jerson, gostei... se não for incômodo e puder isolar para nos dar uma olhada, fico agradecido desde já.

Muito obrigado!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar