DBExpress ou IBX, quem é o melhor ?

20/05/2003

0

Amigos, conto com a experiência de vocês para me ajudarem num dilema : Qual a melhor forma de acessar o Interbase?
Pergunto isso porque estou estudando um pouco de Interbase e o livro em questão utiliza DBExpress com : TSQLConnection -> TSQLDataset -> TDataSetProvider-> TClientDataSet -> TDataSource... pra ser honesto achei a quantidade de componentes muito grande pra acessar uma única tabela e fiquei imaginando na migração de alguns de meus sistemas que tem mais de 50 tabelas o tamanho de um data module assim...
Não sei se meu conceito está errrado, mas me parece que com IBX seria bem mais prático e ´limpo´. Ou a aplicação utilizando a forma de acesso acima teria mais flexibilidade?
Quem puder manifestar sua opinião, agradeço...


Vinicius2k

Vinicius2k

Responder

Posts

21/05/2003

Obubiba

Acho que vai depender do que quiseres implementar em sua aplicação.
Realmente, esse número de componentes para acessar uma tabela me prece um exagero.
Costumo uilizar somente o TSQLConnection e o TDQSDataSet para o acesso, e no lugar do TSQLDataSet o TSQLQuery para consultas. Não costumo utilizar controles conscientes de dados, por isso esses três componentes já bastam em tudo que faço no dbexpress.


Responder

21/05/2003

Vinicius2k

Segundo o autor, usar o TDataSetProvider e TClientDataSet é uma ferramenta para ´driblar´ a forma unidirecional de acesso aos dados no Interbase... permitindo navegação bidirecional... tem fundamento?


Responder

23/05/2003

Obubiba

Segundo o autor, usar o TDataSetProvider e TClientDataSet é uma ferramenta para ´driblar´ a forma unidirecional de acesso aos dados no Interbase... permitindo navegação bidirecional... tem fundamento?


Acho que tem fundamento sim, já que a camada dbexpress foi implementada para que não se utilizasse navegação bidirecional, o uso desses componentes adicionais impediria que você precisasse utilizar outras camadas de componentes.


Responder

27/05/2003

Vinicius2k