Fórum Desenvolver uma aplicação JavaEE utilizando um banco de dados FireBird já existente #385724
06/09/2010
0
Gostaria de saber como posso começar uma aplicação Java EE 6, utilizando este BD (criar a conexão, utilizar as tabelas já existentes para criar as classes de entidade, e se posso usar o arquivo security.fdb para fazer a autentificação dos usuários).
Desde já agradeço a atenção...
Davi Lima
Davi Lima
Curtir tópico
+ 0Posts
06/09/2010
Henrique Weissmann
Gostei + 0
06/09/2010
Davi Lima
Pensei em usar Java EE 6 e BD MySQL, mas como o banco de dados esta pronto gostaria de reaproveitar o que uso aqui (FireBird). . . . mas sou novato em Java, estou começando a aprender JSF agora, até estou seguindo um modelo de aplicativo da Java Magazine 80,81,82 para aprender um pouco mais... por isso preciso de ajuda...
Gostei + 0
06/09/2010
Henrique Weissmann
Pra começar portanto, o primeiro passo é tentar ignorar ao máximo possível o modo como trabalha com Delphi. Por um momento finja que interface gráfica é algo que não existe (incluindo componentes não visuais, como os de conexão do Delphi, principalmente) e passe a pensar apenas na camada de modelo.
Para a camada de modelo, visto que quer trabalhar com JEE, a primeira coisa que precisa conhecer é o JPA (Java Persistence API). Esta é, como o próprio nome já diz, a camada responsável por mapear os atributos das suas classes aos campos presentes na base de dados.
Eu sei que é muita sigla para quem está iniciando na tecnologia, porém recomendo que, antes de começar a lidar com o JPA, tenha o mínimo de conhecimento a respeito da camada em cima do qual o JPA é construído. No caso, estou falando do JDBC. A DevMedia possui um curso introdutório sobre esta tecnologia, que pode ser acessado neste link: https://www.devmedia.com.br/cursos/java/190-Introducao-ao-JDBC.html