Design, Arquitetura, Problema com requisitos e acoplamento

28/09/2012

0

Estou fazendo uma aplicação .net usando nHibernate para a persistência, mas criando repositórios, assim o uso do hibernate é transparente para as classes que usam o repositório.
No meu código eu separei as classes de negócio, de repositório, de aplicação e de apresentação (não está muito bem separado, mas estou aprendendo)
Tenho uma classe de negócio de Log, que usa um repositório de log para gravar no banco de dados um log de qualquer operação CRUD.
Como qualquer operação CRUD é logada, coloquei o "uso" ou chamada dessa classe de log na base do repositório. No entanto não me parece o melhor lugar para colocar isso, por dois motivos:
1) Eu preciso logar o usuário que fez as alterações CRUD, então eu passo uma instância de um objeto usuario para obter seu nome ou id.
2) Eu preciso de informações do browser, ip, informações da sessão e assim por diante, por isso insiro um objeto Sessao, que contém internamente um HTTPContext

Com isso eu crio um forte acoplamento do repositório com as classes sessão e usuário, e com o HTTPContext. Isso me impede de usar minhas classes de negócio e de repositório em uma aplicação windowsforms.

Sei que essa não é a melhor forma de fazer isso, gostaria de sugestões de melhoria. Não sei se devo retirar o log da camada de repositório e passar para a camada de aplicação ou se deveria usar injeção de dependência. Qum poderia me dar um exemplo de DI?

Abaixo uma amostra do meu código

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Web;
using LiderTel.Modelo;

namespace LiderTel.Persistencia
{
public class BaseRepositorio<T> where T: Entity
{
private Sessao _sessaoInjetadaRepositorio;
private Usuario _usuarIoinjetadoRepositorio;

protected virtual Sessao GetSessaoInjetadaRepositorio()
{
return _sessaoInjetadaRepositorio;
}

protected virtual Usuario GetUsuarioInjetadoRepositorio()
{
return _usuarIoinjetadoRepositorio;
}