Dica - 10 coisas para não fazer com PHP 7

27/12/2015

0

PHP

Olá pessoal, sabiam dessas especificações do PHP 7? Alguns já estava ciente.

[url]http://www.phpit.com.br/artigos/10-coisas-para-nao-fazer-no-php-7.phpit[/url]
Marcio Araujo

Marcio Araujo

Responder

Post mais votado

27/12/2015

Obrigada Marcio.

Karine Sobral

Karine Sobral
Responder

Mais Posts

27/12/2015

Antonio Felix

Fiquei meio receoso quanto a não fechar as tags php, quando está "misturado" com html.
Responder

27/12/2015

Mauricio Padua

Essa tag de fechamento não é obrigatória e quando você a omite no final do arquivo, está tendo certeza que nenhum espaço em branco será adicionado no final do arquivo (o que pode gerar erros).


Não é obrigatorio, então fica a criterio.
Responder

27/12/2015

Antonio Felix

É Verdade, vou continuar fechando.
Responder

27/12/2015

Marcio Araujo

Obrigada Marcio.


De nada.

Antonio, como já escrito não é obrigatorio, mas sempre fique ligado.
Responder

27/12/2015

Fabio Santos

Valeu Marcio.
Responder

27/12/2015

William

Fiquei meio receoso quanto a não fechar as tags php, quando está "misturado" com html.


Você entendeu errado, a omissão da tag de fechamento é só para arquivos contendo apenas código PHP, se conter HTML tem que fechar.
Responder

27/12/2015

Antonio Felix

Estava quase certo no meu medo, ou completamente certo! rsrsrs.
Responder

27/12/2015

David Sylvestre

Fiquei meio receoso quanto a não fechar as tags php, quando está "misturado" com html.


Vale ressaltar que misturar código PHP com HTML não é uma boa prática
Responder

28/12/2015

William


Vale ressaltar que misturar código PHP com HTML não é uma boa prática


Sua colocação foi interessante David, algum tempo atrás estava discutindo esse tema com um colega.

Ele citou "eu li que não é bom misturar PHP com HTML", eu já rebati de cara com 2 perguntas:

Você usa algum framework MVC?
ou
Usa algum template Engine (Smarty, Twig e etc)?

A resposta dele foi não, então fica evidente que ele mistura os código php com html.

Existem vários programadores que falam para não misturar o código mas fazem isso a vida inteira, pois se vc não trabalha com MVC ou não usa um template engine (muitos frameworks usam templates engine) acho quase impossível separar as camadas.

Algum tempo atrás um cara no fórum IMaster postou que a melhor forma de deixar o código mais organizado era apenas exibir variáveis PHP no HTML:
<h1><?php echo $title ?></h2>


Já pensei umas mil vezes em escrever sobre isso no meu blog, mas novatos iriam cair de costa lendo isso.
Responder

28/12/2015

David Sylvestre

Willian, acredito que o maior problema é a galera não conseguir entender o benefício de separar as camadas. Isso ocorre muito devido a vários tutoriais desatualizados que se encontra na web, mas não justifica a procura por atualizar-se.
Infelizmente o PHP é uma linguagem muito mal vista, não pela linguagem, mas por reflexo de desenvolvedores que trabalham de uma forma não muito amigável.
Lembrando que não existe forma incorreta de se trabalhar, porém existe formas mais eficientes.
Responder

28/12/2015

William

Concordo com vc David, o colega Jothaz sempre cita isso no fórum, os vários projetos de PHP escritos de maneira "porca"!

Infelizmente a facilidade que o PHP traz e a boa curva de aprendizado acaba se mostrando contra a linguagem, pois tende a produzir códigos "feito nas coxas".
Responder

28/12/2015

Antonio Felix

Vale ressaltar que misturar código PHP com HTML não é uma boa prática


Entendo, mas no caso dos formularios, como fazer essa "ligação"?
Responder

28/12/2015

Antonio Felix

Nesse caso por exemplo:

<td><a href="index.php?r=usuario&p=excluir&codigo=<?=$linha['id']?>" onclick="return confirm('Deseja realmente excluir o registro?')">Excluir</a></td>
Responder

28/12/2015

William

Aprenda a trabalhar com algum framework MVC e com template engine, por exemplo nesse seu caso usando o Twig ficaria assim:
<td><a href="index.php?r=usuario&p=excluir&codigo={{ id }}" onclick="return confirm('Deseja realmente excluir o registro?')">Excluir</a></td>


Esse "onclick()" direto no HTML já é outra prática horrível, atribua esse evento via JavaScript ou jQuery.

Mas se usar as tags PHP somente para exibir conteúdo não fica tão ruim o problema é quando mistura lógica de negócio, instruções SQL e etc., no meio do HTML.
Responder

28/12/2015

Antonio Felix

Bem que acho meio bagunçado mesmo esse código. Tenho que me atualizar ao maximo sobre MVC.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar