GARANTIR DESCONTO

Fórum Diferenças entre bancos de dados #44278

13/05/2004

0

Pessoal, estou com uma dúvida, mas é mais uma curiosidade do q dúvida.. qual a diferença entre os bancos de dados existentes? Claro, nao todos, mas os mais conhecidos, como Firebird, Interbase, Access, Oracle, Sql, MySql, etc.. pergunto no sentido de, como sei q um é melhor q o outro? qual a diferença basica entre eles e coisa e tal? Sempre ouvi falar q o Interbase e Firebird sao melhores e tal, mas nunca ouvi o pq.. e essas dúvidas surgiram quando li a enquete sobre esses dois bds, mas queria tb extender a outros, como o access, oracle e sql por exemplo.. agraço a ajuda de vcs...

Allan Elias Ramos :wink:

Aersoftware

Aersoftware

Responder

13/05/2004

Rodolpho123

Olá Alan

Bem, vamos lá!

BD´s que não usam o sistema B_Tree(árvore binária) como Access, Paradox,Dbase, etc... são chamados de Flat-Tables e usam os índices para melhorar a sua performance. Eles executam 2 tipos de acessos físicos para localizar os dados: 1º percorre o índice até o final da tabela e depois percorre a tabela até achar o registro. Qual é a desvantagem? Se vc possui milhares de registros, isto se torna vagaroso demais. Já nos BD´s que utilizam o sistema de B-Trees, (Microsof SQL-Server,InterBase,FireBird,MySQL,PostGree,Oracle)eles executam (na maioria das vezes) mais de 2 acessos fisicos no banco. Apesar do número de acessos ser maior que os convencionais, eles se tornam muito mais rápidos que o outro sistema, porque, se numa tabela access, constam 1.000 registros e vc quer o de número 40, o ponteiro vai percorrer todos os registros e depois retorna no início da tabela e percorre novamente até lhe retornar o desejado. Já na B-Tree, ele vai ´cortando caminho´. Exemplo: se na tabela FB constar 1.000 e vc quiser encotrar o de número 40, evai funcionár como uma árvore, cheia de galhos e folhas, então é dividido (um exemplo) como assim: 1 a 99,100 a 199, 200 a 299.......900 a 1.000. Então, ele se faz a pergunta: Para que eu tenho que ir nos outros registros se meu usuário só quer o de nº 40? então ele pega este ´atalho´ do 1 a 99, e assim ele vai se dividindo até encontrar o registros desejado. taí a explicação de porque ele executa mais de dois acessos físicos no BD, pois cada divisão são conhecida como ´nós´. É + ou - assim que funciona o FB/IB
Hoje em dia, a maioria das empresas adotam BD baseados em SQL. Todo o processamento destes BD´s são feitos no servidor e só é enviado na rede o que foi consultado, evitando assim um alto tráfego na rede, pois isso não ocorre nas flat-tables, que enviam todos os dados na rede e todo o processo de consulta é feito na maquina cliente.
Enfim, são muitas as vantagens dos BD baseados em B-Tree. Aconselho a vc procurar na Internet apostilas sobre o assunto, onde aqui tentei resumir ao máximo.
Uma nota: Esses tipos de sistemas B-Trees tem um bom desempenho especificamente para BD muito grande. Se não for o seu caso, vc pode usar um BD Flat-Table.

Responder

Gostei + 0

13/05/2004

Rodolpho123

entre outros. Além destas vantagens, eles trabalham em ambiente completamente C/S. Vc pode definir contas de acesso aos usuários com permissões/negações em várias tabelas e muitas coisas que uma empresa necessita.
Responder

Gostei + 0

13/05/2004

Aersoftware

Olá Rodolpho,

Valeu pela explicação.. ja deu pra entender mais ou menos as maiores diferenças.. eu, basicamente tenho essas duvidas pq estou fazendo um sistema.. q é pra uso próprio e pra alguns amigos, se eles quiserem.. é de cadastro de gibis.. sou leitor e colecionador.. eu tenho um programinha pra fazer isso q achei na net, ele tem tabelas em paradox se nao me engano, e o q eu to fazendo, tem tabelas em access.. eu keria fazer em interbase ou firebird, mas se eu aprendesse primeiro pra depois começar, ia ser complicado, entao ja comecei a fazer em access.. mas agora, ja consigo fazer as tabelas em firebird e estou me familiarizando com a ligação dele no delphi.. é muito dificil, depois do programa pronto, trocar o bd? ou é só fazer as ligaçoes entre o bd, o delphi e os componentes?

Há, eu tenho hj em média 1.200 revistas.. esse programinha q eu tenho da conta, mas no q eu to fazendo, terá mais uma tabela pras histórias, onde cada registro vai ser uma história.. e a grande maioria dos gibis vem com mais de uma história por edição.. entao acho q esses 1.200 registros seria somados a mais ou menos 4x1.200.. isso só as revistas, fora os personagens, artistas, grupos, subgrupos e tal.. é um tamanho considerável de registro pra migrar pro firebird??

Desde já agradeço a ajuda e a explicação.. abraços..

Allan Elias Ramos :wink:

Responder

Gostei + 0

14/05/2004

Rodolpho123

Olá Alan,

Caramba! Nunca vi uma pessoa com tantos gibis igual a vc! Vc é mesmo um colecionador, hein?
Bem, eu já migrei de um BD Access para o FB. 1º eu utilizei o DataPump mas não fui bem sucedido (eu acho que foi devido o meu banco ter muitos registros) então, eu decidi fazer um programa para migrar estes dados, cujo o resultado foi um sucesso. Vc pode optar pelas duas maneiras acima. Creio eu que vc está conectando sua aplicação via ADO, correto? O que vc vai fazer é apenas substituir suas ADOTables/Queries por outras de acesso ao FB, como IBTables/Queries ou SQLTables/Queries, enfim, os componentes de acesso. Quanto ao número de registros, vc pode fazer um BD FB de 1 até o que vc desejar, pois quis te mostrar o por quê que todo mundo fala nestes BD´s e como a maioria dos programadores prevêem trabalhar com milhares de registros...

Responder

Gostei + 0

14/05/2004

Aersoftware

Hmmm.. entendi.. acho q nao vou ter muitos problemas em transferir os dados pq ainda estou criando o meu programa e, enquanto isso, vou testando as conexões Firebird em outro programa.. quando eu acabar ele, eu troco, antes de inserir qualquer dado..

Bom, vou começar a pensar mais seriamente nisso, hehe, ja q sao muitas revistas. mas é um vício saudável, recomendo pra qualquer pessoa q queria se divertir um pouco..

Obrigado mais uma vez Rodolpho.. abração...

Allan Elias Ramos :roll:

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar