[Dúvida] Como aumentar o engajamento do time do projeto?

14/12/2015

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Olá pessoal,

Gostaria de saber como você busca aumentar o engajamento em times de projetos de TI / desenvolvimento.

Estou com o desafio de achar maneiras, metodologias ou princípios que façam surgir características como pró-atividade, liderança e trabalho em equipe, nós integrantes do time do projeto, com o intuito de aumentar o engajamento de todos os colaboradores e participantes do PMO (Escritório de Projetos).

Ps: As peculiaridades desse desafio são que dentro do PMO a mesma equipe planeja colaborativamente os projetos de extensão universitária e executam os mesmo, de forma sequencial ou paralela. O time do projeto é basicamente formado por alunos de graduação, voluntários e professores.
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15/12/2015

O post abaixo não tem nenhuma pretensão é somente o relato de minha experiência pessoal.

Equipes são compostas por vários indivíduos e portanto estão sujeitos a idiossincrasia dos mesmos. Já participei de inúmeros projetos com inúmeras equipes e vivenciei vários tipos de experiências.

Acho que a base seria:

1-Remuneração
É importantíssimo a equipe estar satisfeita com a remuneração, pois do contrário vai haver uma debandada. No seu caso por se tratar de voluntário, se entendi bem, talvez os dois itens abaixo sejam mais importantes.

2-Reconhecimento
Claro como equipe o sucesso é de todos, mas acho importante que quem se destaca seja lembrado e devidamente creditado. Estive prestando uma consultoria e resolvi dois problemas graves, que nem eram de minha responsabilidade. Vi os problemas e apresentei a solução. E não é que o gerente simplesmente se apossou dos méritos como se fosse ele que tivesse encontrado o problema e a solução.

3-Respeito
Talvez seja umas coisas mais importantes, pois é a base de tudo. Não só tratar todos igualitariamente e com educação, como respeita a individualidade e limitações de cada um. Claro as vezes um bronca se faz necessário, mas tudo com civilidade. Trabalhei um o gerente que era muito bom , mas não tinha educação e xingava e desrespeitava a todos, acabou que a equipe se desfez.

4-Assertividade
Saber o que dever ser feito e fundamental para se definir o como será feito. Então conhecer o escopo do projeto é fundamental. A pior coisa é retrabalho ou ser pressionado sem uma direção certa.

Acho importante também que o líder dê o exemplo se empenhando e trabalhando com a equipe e para a equipe.
Quanto mais conhecimento e segurança o líder passa para equipe melhor.
E sempre trabalhar com prazos dentro da realidade e da humanidade. Muitos líderes estimam prazos que não são possíveis de ser cumpridos.
Escutar as opiniões questionamentos da equipe igualitariamente.

Com relação despertar o espirito de líder nos integrantes,acho que vai mais de cada individuo. Todos podemos ser lideres, mas alguns não se interessam em ser. E isto deve ser respeitado. Trabalho muito com fábricas de sustentação de softwares onde o requisito do profissionais é sênior com experiência em desenvolvimento e análise. Nestes casos atuo mais como Analista de Negócio e envio as demandas para a fábrica. E normalmente temos 3 perfis básicos de profissionais:
1-O profissional faz alteração sem se importar/levantar se esta alteração vai impactar em outras funcionalidades do sistema;
2-O profissional levanta os impactos da alteração e não faz esperando que alguém o direcione;
3-O profissional levanta os impactos da alteração e faz a alteração em todas as partes afetadas e documenta o que foi feito.
Então neste caso vê-se que o perfil 3 seria um líder nato, pois toma a iniciativa e faz o serviço com qualidade. Mas não são todos que tem este perfil e os perfis 1 e 2 também tem o seu valor.

O que se deve evitar na liderança de uma equipe:
1-Prepotência;
2-Pretensão e
3-Procrastinação, pois se o líder não resolve os problemas o espirito de conformismo e procrastinação se apossa da equipe.
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Mais Posts

15/12/2015

Eduardo Pessoa

Sinceramente Jothaz, achei completo!
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15/12/2015

Marcos P

Uákiti,

Academicamente existe a figura da Pirâmide de Maslow que trata de elencar as condições necessárias para que cada ser humano atinja a sua satisfação pessoal e profissional.

Quando mais jovem, olhava para um modelo desses e pensava : "Bobagem, é impossível classificar algo tão complexo em apenas cinco níveis...

> Necessidades fisiológicas
> Necessidades de segurança
> Necessidades sociais
> Necessidades de status ou estima
> Necessidades de autorrealização"

Hoje, mais experiente, compreendo perfeitamente o que esse modelo ( e tantos outros ) quer disser : somos seres complexos, pois temos diferentes necessidades simultaneamente que mudam de acordo com nosso momento de vida, ou... pessoas diferentes, são afetadas por variáveis diferentes, de diferentes formas em diferentes momentos...

Esse níveis não são caixas estanques, onde classificamos cada pessoa em apenas uma categoria !

Nós temos necessidades distintas e essas necessidades se inserem em TODAS essas categorias.

Portanto, respondendo sua pergunta, acredito que a melhor forma de melhorar o engajamento de seu time ( e ganhar produtividade com isso ) , é algo bastante trivial ( e absurdamente complexo, por mais paradoxal que isso seja ) : conheça as pessoas de seu time !

A partir do conhecimento verdadeiro da personalidade, motivações e necessidades de cada membro da equipe, você vai conseguir ajustar, caso-a-caso, sua linha de gestão e de interação para tentar atender características tão específicas.

Esse é apenas um dos aspectos que tornam a gestão de projetos, mais do que uma ciência, uma arte !

Na linha do Jothaz, acrescentaria, ainda, mais um atributo : transparência !

Seja 100% honesto com todos, absolutamente todos, sempre !

Isso também não é simples, pois muitas vezes somos tentados a omitir ou a "maquiar" determinadas situações para diminuir o nível de stress durante a execução do projeto.

Ninguém precisa ser rude ou excessivamente direto ao lidar com as pessoas, mas ser sincero, é um dos pilares que vai manter a equipe unida em torno de um mesmo objetivo.
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15/12/2015

Eduardo Pessoa

Essa piramide é utilizada em alguma materia especifica?(disciplina)
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15/12/2015

Marcos P

Administração de Empresas - Gestão de Pessoas !
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15/12/2015

Eduardo Pessoa

Pensei que fosse gerencia de projetos, na parte que envolve as equipes.
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15/12/2015

Marcos P

Grande parte de "Gerência de Projetos" é uma compilação de metodologias de outras áreas da Administração Geral de Empresas.

> Gestão financeira
> Gestão de tempo
> Gestão de pessoas
> Gestão de risco
> Gestão de comunicação
> etc...
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15/12/2015

Eduardo Pessoa

É muita gestão, é uma área em que a experiencia fala mais alto, depois do conhecimento.
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15/12/2015

Jothaz

Marcos P muito bem lembrado "transparência", são tantos itens que acabei me esquecendo deste.
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16/12/2015

Marcos P

Uákiti,

Era essa linha de respostas que você esperava obter ?

Algum comentário sobre o que colocamos aqui ?
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19/12/2015

Marcos P

Se o modo que você interage com seu suposto time é proporcional a atenção que dispensa às pessoas que responderam seu post, está explicado porque tantas dúvidas e dificuldades na condução da equipe.

Boa sorte, você, claramente, vai precisar !
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