[DÚVIDA] Melhor forma de manipular dados ASP .NET MCV

15/03/2016

0

Boa tarde,

Qual é a melhor forma de manipular os dados no banco de dados utilizando ASP .NET MVC, ADO NET ou Entity Framework?

Eu tinha iniciado um projeto em Web Forms, e estava fazendo toda a manipulação de dados utilizando ADO NET (eu acho), onde eu tinha uma classe responsável pela conexão com o BD e uma classe para cada tabela do banco com seus respectivos métodos (CRUD), e chamava o métodos nos eventos.

Resolvi trocar de Web Form para MVC, li um livro de ASP .NET MVC, e no livro ele fez o mapeamento do banco de dados utilizado o Entity Framework, e agora estou com muita dificuldade para efetuar algumas consultas.

Uma das funções da aplicação é exibir uma lista de aniversariantes do mês, teria que exibir uma tabela com o dia que o cara faz aniversário.

Outra função é exibir um lista com todas as alterações feitas em um intervalo de datas estipulado pelo usuário.

Utilizando o select do SQL eu consigo exibir esses registros, mas do jeito que estou fazendo agora não sei como fazer essas consultas...

Eu posso criar uma classe no MODEL e fazer uma conexão (sqlconnection) com o banco de dados, e uma classe para cada tabela com o modelo de dados (igual o entity cria automaticamente)? Assim eu não preciso me preocupar muito quando houver alteração no banco de dados, eu só acerto a classe da tabela q sofreu alteração.
E depois faço os métodos nos CONTROLLERS, utilizando o sqlcommand, por exemplo, mais ou menos como eu havia feito no web forms. E para os métodos que tiverem que se comunicar com o usuário eu gero as VIEWS, pois tenho alguns métodos que são utilizados por outros métodos.
Se sim, como faço isso?

Obrigado.
Ricardo

Ricardo

Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar