Fórum Duvidas - Boas Patricas de POO #375533

02/10/2009

0

Caro amigos Delphianos...
Boa Tarde..

Estou estudando POO e estou com algumas duvidas.

No sistema que criei utilizando DBExpress com SQLServer Express, tenho minhas telas de Cadastros, Vendas etc...que são herdadas de um formulário padrão.

Nesse formulário padrão tenho os botões Novo, Excluir, Cancelar e Salvar, onde coloquei os códigos respectivamente Insert, Delete, cancel e applyUpdates.

Nas telas de cadastro ultilizo para fazer a persistência dos dados os componentes DataWare .

Então a pergunta:

Eu já programo em POO?

Exemplo o cadastro de cliente:

Eu tenho que Criar uma Classe TCliente, TProduto, TVendas etc?
Se tiver, eu tenho que criar um property para cada campo da tabela?
Como essas property são inicializadas?

Desculpa se as duvidas são muito primárias. fica dificil avaliar o nosso conhecimento qd não se tem quem avaliar, ou pra quem perguntar...

Aguardo,

Obrigado..

Edsant

Edsant

Responder

02/10/2009

Osocram

edSant

Para mim programar usando OOP é usar conceitos de OOP. Não que o sistema inteiro tenha que estar desta maneira.

Eu mesmo não vi mta utilidade de se criar classe do tipo TCliente, TProduto...

Mas tento usar vários conceitos de OOP.

Por exemplo o que vc tem um form Padrão e faz herança para criar os outros cadastros... isso é conceito de OOP, vc ja está no caminho.

O que mais poderia fazer.. por exemplo criar metodos virtuais para validar o Salvar, por exemplo
function PodeSalvar:boolean;

Neste metodo vc faria um override; nas suas telas de cadastro e faria validações do tipo, tal valor tem q ser maior que zero. Todas as validações que tiver que fazer antes de salvar o registro faria neste metodo.

E deixaria ele assim no seu metodo salvar do form padrão
if not PodeSalvar then
exit;
cds.Post;
cds.ApplyUpdate(0);

Com isso vc estaria aplicando outro conceito de OOP.