Fórum Duvidas Relativo á aula XI do curso #5863

20/05/2009

0

Olá Fabio Galante - Boa Tarde      Como eu não estou recebendo as categorias em produtos via webusercontrol Menu.asxc e sim via dropdownlist dentro da pagina de Produtos do meu front end gostaria de saber como usar corretamente a diretiva do CacheDependency já que a coloquei desta forma direto na pagina, já que não usarei o controle mas o dropdownlist e deu o erro citado mais abaixo   Aqui o Source da Pagina produtos.aspx do frontend   <%@ Page Language="C#" MasterPageFile="~/Home.master" AutoEventWireup="true" CodeFile="produtos.aspx.cs" Inherits="produtos" Title="Untitled Page" ViewStateEncryptionMode="Always" EnableViewStateMac="true" ValidateRequest="true" %> <%@ OutputCache Duration="99999" Shared="true" VaryByParam="CategoryID" SqlDependency="WebProdutos:dev_Categories" %> <asp:Content ID="Content1" ContentPlaceHolderID="ContentCenter" Runat="Server"> <asp:DropDownList ID="ddlCategorias" runat="server" DataSourceID="dsCategory" DataTextField="Title" DataValueField="CategoryID" AutoPostBack="True"> </asp:DropDownList> <asp:ObjectDataSource ID="dsCategory" runat="server" OldValuesParameterFormatString="original_" SelectMethod="SelectCategory" TypeName="DevMedia.ECommerce.Category"></asp:ObjectDataSource> </asp:Content> Aqui o Erro apresentado ao executar a webapplication no VS2008   Error 13 A diretiva 'outputcache' não oferece suporte para o atributo 'shared' em uma página. D:\MEUSASPNETWEBSITES\VS2008\Store\produtos.aspx 3      Aqui a config de meu webconfig   <connectionStrings> <add name="StoreString" connectionString="Data Source=LUIZVIDEO\SQLEXPRESS;Initial Catalog=WebProdutos;Persist Security Info=True;User ID=userWebProdutos;Password=rolu27;" providerName="System.Data.SqlClient"/> <remove name="LocalSqlServer"/> <add name="LocalSqlServer" connectionString="Data Source=LUIZVIDEO\SQLEXPRESS;Initial Catalog=WebProdutos;Persist Security Info=True;User ID=userWebProdutos;Password=rolu27;" providerName="System.Data.SqlClient"/> <!--<add name="StoreString" connectionString="Data Source=.\SQLEXPRESS;AttachDbFilename=|DataDirectory|\DevStore.mdf;Integrated Security=True;User Instance=True" providerName="System.Data.SqlClient"/>--> <add connectionString="server=mysqlserver.com;database=mysqldatabase;user id=mysqlid;pwd=mysqlpwd" name="SimpleProviderConnectionString" providerName="MySql.Data.MySqlClient"/> </connectionStrings> <system.web> <!-- INCIO CONFIGS MYSQLSITEMAPPROVIDER --> <roleManager enabled="true"/> <authentication mode="Forms"/> <caching> <sqlCacheDependency enabled="true" pollTime="15000"> <databases> <add name="WebProdutos" connectionStringName="StoreString"/> </databases> </sqlCacheDependency> </caching> <siteMap defaultProvider="siteMapProvider" enabled="true"> <providers> <clear/> <add name="siteMapProvider" type="Simple.Providers.MySQL.MysqlSiteMapProvider" connectionStringName="SimpleProviderConnectionString" applicationName="WebProdutos" description="MySQL site map provider" securityTrimmingEnabled="true"/> </providers> </siteMap> <!-- FIM CONFIGS MYSQL SITEMAPPROVIDER --> Aqui as minhas SP atuais    SP - SelectAllCategory ALTER PROCEDURE [dbo].[dev_SelectAllCategory] ( @Grupo VarChar(150) ) AS SELECT CategoryID, Title FROM dbo.dev_Categories Where Grupo = @Grupo ORDER BY Title SET NOCOUNT ON RETURN SP CategorySelect   ALTER PROCEDURE [dbo].[dev_CategorySelect] ( @Id Int ) AS SELECT CategoryId, Grupo, Title FROM dev_Categories WHERE CategoryId = @Id   Que tem a haver com a pagina products ou produtos.aspx do frontend   E aqui a minha classe atual Category.cs     using System; using System.Data; using System.Configuration; using System.Collections.Generic; using System.Linq; using System.Web; using System.Web.Security; using System.Web.UI; using System.Web.UI.WebControls; using System.Web.UI.WebControls.WebParts; using System.Web.UI.HtmlControls; using System.Data.SqlClient; using System.Web.Configuration; namespace DevMedia.ECommerce { /// <summary> /// Representa a Categoria de um Produto ou Servio /// e contem mtodos para trabalhar com a Categoria /// </summary> [System.ComponentModel.DataObject] public class Category { private static readonly string _connectionString; private int _id; //private string _grupo; private string _title; public int CategoryID { get { return _id; } set { _id = value; } } //public string Grupo ///{ //get { return _grupo; } //set { _grupo = value; } /// } public string Title { get { return _title; } set { _title = value; } } static Category() { _connectionString = WebConfigurationManager.ConnectionStrings["StoreString"].ConnectionString; } public Category(SqlDataReader reader) { _id = (int)reader["CategoryID"]; //_grupo = (string)reader["Grupo"]; _title = (string)reader["Title"]; } /// <summary> /// Seleciona Todas as Categorias do Banco de Dados /// </summary> /// <returns></returns> [System.ComponentModel.DataObjectMethod(System.ComponentModel.DataObjectMethodType.Select,true)] public static List<Category> SelectCategory() { string Grupo = HttpContext.Current.Request.QueryString["sessao"]; //Inicializar Comando SqlConnection con = new SqlConnection(_connectionString); SqlCommand cmd = new SqlCommand("dev_SelectAllCategory", con); cmd.CommandType = CommandType.StoredProcedure; //Initialize parameters cmd.Parameters.AddWithValue("@Grupo", Grupo); List<Category> results = new List<Category>(); using (con) { con.Open(); SqlDataReader reader = cmd.ExecuteReader(); while (reader.Read()) { results.Add(new Category(reader)); } con.Close(); return results; } } /// <summary> /// Seleciona Todas as Categorias do Banco de Dados /// Baseado na SubSessao em Servios /// </summary> /// <returns></returns> [System.ComponentModel.DataObjectMethod(System.ComponentModel.DataObjectMethodType.Select, false)] public static List<Category> Services() { string Grupo = HttpContext.Current.Request.QueryString["subsessao"]; //Inicializar Comando SqlConnection con = new SqlConnection(_connectionString); SqlCommand cmd = new SqlCommand("dev_SelectAllCategory", con); cmd.CommandType = CommandType.StoredProcedure; //Initialize parameters cmd.Parameters.AddWithValue("@Grupo", Grupo); List<Category> results = new List<Category>(); using (con) { con.Open(); SqlDataReader reader = cmd.ExecuteReader(); while (reader.Read()) { results.Add(new Category(reader)); } con.Close(); return results; } } /// <summary> /// Seleciona uma Categoria por Category ID /// </summary> /// <param name="CategoryID"></param> /// <returns></returns> [System.ComponentModel.DataObjectMethodAttribute(System.ComponentModel.DataObjectMethodType.Select, false)] public static Category SelecById(int CategoryID) { //Inicializar o Command SqlConnection con = new SqlConnection(_connectionString); SqlCommand cmd = new SqlCommand("dev_CategorySelect", con); cmd.CommandType = CommandType.StoredProcedure; //Inicializar Parameters p/ Evitar SqlInjection cmd.Parameters.AddWithValue("@Id", CategoryID); //Criar Variavel para Retorno de Resultados Category result = null; using (con) { con.Open(); SqlDataReader reader = cmd.ExecuteReader(); if (reader.Read()) result = new Category(reader); } con.Close(); return result; }//<summary> //Create a new category //</summary> //<param name="parentId"></param> [System.ComponentModel.DataObjectMethodAttribute(System.ComponentModel.DataObjectMethodType.Insert, true)] public static void Insert(string grupo, string title) { //Initialize command SqlConnection con = new SqlConnection(_connectionString); SqlCommand cmd = new SqlCommand("dev_CategoryInsert ", con); cmd.CommandType = CommandType.StoredProcedure; //Initialize parameters cmd.Parameters.AddWithValue("@Grupo", grupo); cmd.Parameters.AddWithValue("@Title", title); using (con) { con.Open(); cmd.ExecuteNonQuery(); } con.Close(); } /// <summary> /// Update numa CategoryID Existente /// </summary> /// <param name="CategoryId"></param> /// <param name="Title"></param> [System.ComponentModel.DataObjectMethodAttribute(System.ComponentModel.DataObjectMethodType.Update, true)] public static void Update(int CategoryId, string Title) { //Inicializar o Command SqlConnection con = new SqlConnection(_connectionString); SqlCommand cmd = new SqlCommand("dev_CategoryUpdate", con); cmd.CommandType = CommandType.StoredProcedure; //Inicializar Parameters p/ Evitar SqlInjection cmd.Parameters.AddWithValue("@Id", CategoryId); cmd.Parameters.AddWithValue("@Title", Title); using (con) { con.Open(); cmd.ExecuteNonQuery(); } con.Close(); } /// <summary> /// Delete a category /// </summary> [System.ComponentModel.DataObjectMethodAttribute(System.ComponentModel.DataObjectMethodType.Delete, true)] public static void DeleteCat(int CategoryId) { // Initialize command SqlConnection con = new SqlConnection(_connectionString); SqlCommand cmd = new SqlCommand("dev_CategoryDelete", con); cmd.CommandType = CommandType.StoredProcedure; // Initialize parameters cmd.Parameters.AddWithValue("@CategoryId", CategoryId); using (con) { con.Open(); cmd.ExecuteNonQuery(); } } } } Fico no aguardo e desde já agradeço para saber  como eu teria que adaptar e resolver este erro da diretiva Shared na pagina produtos.aspx  
Luiz Franco

Luiz Franco

Responder

21/05/2009

Fabio Mans

Você assistiu a aula sobre Cache referente a este curso? Fez todos os procedimentos?
Responder

Gostei + 0

21/05/2009

Luiz Franco

Olá Fabio Galante - Boa Tarde   Sim se não me engano é a aula 3 ou 4 que vc fala sobre isso fiz todos os Procedimentos, é que como eu quero adaptar o OUPTUT CACHE NA PAGINA produtos que está com objeto DropDownList para chamar categorias como abaixo   <%@ Page Language="C#" MasterPageFile="~/Home.master" AutoEventWireup="true" CodeFile="produtos.aspx.cs" Inherits="produtos" Title="Untitled Page" ViewStateEncryptionMode="Always" EnableViewStateMac="true" ValidateRequest="true" %> <%@ OutputCache Duration="99999" VaryByParam="CategoryID" SqlDependency="WebProdutos:dev_Categories" %> <asp:Content ID="Content1" ContentPlaceHolderID="ContentCenter" Runat="Server"> <asp:DropDownList ID="ddlCategorias" runat="server" DataSourceID="dsCategory" DataTextField="Title" DataValueField="CategoryID" AutoPostBack="True"> </asp:DropDownList> <asp:ObjectDataSource ID="dsCategory" runat="server" OldValuesParameterFormatString="original_" SelectMethod="SelectCategory" TypeName="WebProdutos.ECommerce.Category"></asp:ObjectDataSource> </asp:Content> Estou usando o VS2008 com NETFRAMEWORK 3.5 e um aplicativo para verificação de Cache para versão express do SqlServer deste link http://code.google.com/p/sqlexpressprofiler/downloads/list     No Visual Studio 2008 ele dá erro qdo coloco na pagina   <%@ OutputCache Duration="99999" Shared="true" VaryByParam="CategoryID" SqlDependency="WebProdutos:dev_Categories" %>     E no DropDownList das categorias conforme source.aspx ácima em modo de execução, por exemplo qdo seleciono o segundo iten do DropDownList que está na base, mesmo que na sequência eu selecione uma outra categoria que não á do primeiro selecionado ele sempre retorna para o primeiro no DropDownList   Por exemplo   Eu seleciono - pela primeira vêz - Informática   na segunda vêz qdo seleciono eletrodomésticos ele retorna para Informática (ou o ítem selecionado pela primeira vêz) gostaria de saber o pq acontece isto   Observação deste modo abaixo e no aplicativo de profile citado ácima ele reconhece o cache profiling   <%@ OutputCache Duration="99999" VaryByParam="CategoryID" SqlDependency="WebProdutos:dev_Categories" %>   Fico no aguardo e desde já agradeço
Responder

Gostei + 0

25/05/2009

Fabio Mans

Sem o cache funciona?
Responder

Gostei + 0

25/05/2009

Luiz Franco

Funciona destas duas formas   Qdo Habilitado o AutoPost Back do DropDownList como igual á True (somente sem o Cache)   Qdo Desabilitado o AutoPost Back do DropDownList como igual á True (com o Cache)   como coloco o OutputCache na pagina do Vs2008 e uso o objeto DropDownlist para selecionar as subcategorias vinda da base para futuramente chamar os produtos qdo eu chegar na aula certa, não  haveria alguma propriedade dentro do OutputCache que resolve-se este problema lembrando que ele na pagina não reconhece a propriedade Shared=true     Fico no aguardo e desde já agradeço
Responder

Gostei + 0

27/05/2009

Fabio Mans

Você pode fazer via código, veja um exemplo.

CACHE DATASET

protected void btnOK_Click( object sender, EventArgs e )
    {
        gvwProdutos.DataSource = RecuperaProdutos();
        gvwProdutos.DataBind();
    }

private DataTable RecuperaProdutos()
    {
        if ( Cache["produtos"] == null )
        {
            lblMensagem.Text = "Dados do Banco de dados";
            return SelecionaProdutos();
        }
        else
        {
            lblMensagem.Text = "Dados do Cache";
            return Cache["produtos"] as DataTable;
        }
    }

private DataTable SelecionaProdutos()
    {
        SqlConnection cnDados = new SqlConnection( @"Data Source=ANDRE_DESKTOP;Initial Catalog=dbDados;Integrated Security=True" );
        SqlDataAdapter daProduto = new SqlDataAdapter( "SELECT * FROM TBPRODUTO ORDER BY DESCRICAO", cnDados );
        DataTable dtProduto = new DataTable();
        daProduto.Fill( dtProduto );
        CacheProdutos( dtProduto );
        return dtProduto;
    }

private void CacheProdutos( DataTable dtProduto )
    {
        if ( Cache["produtos"] == null )
        {
            Cache.Insert( "produtos", dtProduto, null, DateTime.Now.AddSeconds( 10 ), TimeSpan.Zero );
        }
    }
Responder

Gostei + 0

27/05/2009

Luiz Franco

Olá Fabio Galante mas no caso como ficaria o mesmo exemplo para o DropDownList que tem a haver com as Categorias     <%@ Page Language="C#" MasterPageFile="~/Home.master" AutoEventWireup="true" CodeFile="produtos.aspx.cs" Inherits="produtos" Title="Untitled Page" ViewStateEncryptionMode="Always" EnableViewStateMac="true" ValidateRequest="true" %> <%@ OutputCache Duration="99999" VaryByParam="CategoryID" SqlDependency="DevMedia:dev_Categories" %> <asp:Content ID="Content1" ContentPlaceHolderID="ContentCenter" Runat="Server"> <asp:DropDownList ID="ddlCategorias" runat="server" DataSourceID="dsCategory" DataTextField="Title" DataValueField="CategoryID" AutoPostBack="False"> </asp:DropDownList> <asp:ObjectDataSource ID="dsCategory" runat="server" OldValuesParameterFormatString="original_" SelectMethod="SelectCategory" TypeName="DevMedia.ECommerce.Category"></asp:ObjectDataSource> </asp:Content> Fico no aguardo e desde já agradeço
Responder

Gostei + 0

27/05/2009

Fabio Mans

Com o exemplo que te passei você não conseguiu implentar? 
Responder

Gostei + 0

28/05/2009

Luiz Franco

É  que não entendi, o que vc me passou tem a haver com a table e classe products correto? como eu o faria na classe categoria que é aonde eu uso o dropdownlist como ti passei no source, é isso que não entendi o code que vc me passou tem a haver com a categorias ou products, pq o meu dropdownlist vem com os dados de categorias como vc pd vêr se precisar eu lhe passo um video que lhe farei até amanhã ok    
Responder

Gostei + 0

04/06/2009

Fabio Mans

Você recupera o ID da categoria no drop, e através deste ID recupera os produtos.

<asp:DropDownList ID="DropDownList1" runat="server" AutoPostBack="True" OnSelectedIndexChanged="DropDownList1_SelectedIndexChanged">
    </asp:DropDownList>

protected void DropDownList1_SelectedIndexChanged(object sender, EventArgs e)
    {

}
==================================================================

É  que não entendi, o que vc me passou tem a haver com a table e classe products correto? como eu o faria na classe categoria que é aonde eu uso o dropdownlist como ti passei no source, é isso que não entendi o code que vc me passou tem a haver com a categorias ou products, pq o meu dropdownlist vem com os dados de categorias como vc pd vêr se precisar eu lhe passo um video que lhe farei até amanhã ok
Responder

Gostei + 0

04/06/2009

Luiz Franco

Olá Fabio Galante     Duas duvidas        Primeiro - Referente ao Evento SelectIndexChanged que me passou o que coloco dentro deste evento         Segundo - Como eu disse qdo coloco o OutputCache e o Autopostback=true  qdo no dropdownlist eu primeiro seleciono em modo de execução - o 2 item, na  hora que vou selecionar outro item qq ele volta no 2 item de novo mostrado no dropdownlist, já qdo o coloco como Autopostback=false ai o Cache dependency funciona normalmente como o meu outputcache está na pagina não tem que mexer em nenhuma propriedade desta linha   <%@ OutputCache Duration="99999" VaryByParam="CategoryID" SqlDependency="DevMedia:dev_Categories" %> ou com o codigo que vc me passou mesmo o drop em autopostback= true irá resolver   Fico no aguardo e desde já agradeço
Responder

Gostei + 0

05/06/2009

Fabio Mans

Para simplificar vamos fazer tudo via código OK. Não vou explicar utilizando ObjectDataSource.   Primeiro, o autopostback vai dar um post e trazer todos os produtos referente aquela categoria através do evnedo SelectIndexChand.   Para isso você precisa criar um método que receba o id da categoria e retorno os produtos, pode ser um DataTable.     Referente ao cache vamos simplicar, faça diferente, esqueça a diretiva abaixo. <%@ OutputCache Duration="99999" VaryByParam="CategoryID" SqlDependency="DevMedia:dev_Categories" %>   Crie um método que te retorne um DataTable com as categoria e para popular o DropCategoria faça o seguinte. Veja abaixo como colocar o drop na cache.         // 1 - Carrega o Grid verificando se o DataTable esta no cache.
    private void BindBancos()
    {
        //drpBanco.DataSource = RecuperaBancos();
        //drpBanco.DataTextField = "BANCO";
        //drpBanco.DataValueField = "BANCO";
        //drpBanco.DataBind();
        //drpBanco.Items.Insert(0, new ListItem(" ---   SELECIONE   --- ", "0"));     }
// 2 - Verifica se existe o cache e retorna, caso contrário retorna do banco
    private DataTable RecuperaBancos()
    {
        return Cache["B"] == null ? dtBC() : Cache["B"] as DataTable;
    }     //3 - Consulta no banco e inclui os dados no banco
    private DataTable dtBC()
    {
        DataTable dtB = DespesasBusiness.ConsultarBancos();
        CacheB(dtB);
        return dtB;
    }     //4 - Adiciona o DataTable o Cache
    private void CacheB(DataTable dtB)
    {
        if (Cache["B"] == null)
        {
            Cache.Insert("B", dtB, null, DateTime.Now.AddMinutes(60), TimeSpan.Zero);
        }
    }   Espero ter ajudado   ==================================================================       ====================================================================   Olá Fabio Galante     Duas duvidas        Primeiro - Referente ao Evento SelectIndexChanged que me passou o que coloco dentro deste evento         Segundo - Como eu disse qdo coloco o OutputCache e o Autopostback=true  qdo no dropdownlist eu primeiro seleciono em modo de execução - o 2 item, na  hora que vou selecionar outro item qq ele volta no 2 item de novo mostrado no dropdownlist, já qdo o coloco como Autopostback=false ai o Cache dependency funciona normalmente como o meu outputcache está na pagina não tem que mexer em nenhuma propriedade desta linha   <%@ OutputCache Duration="99999" VaryByParam="CategoryID" SqlDependency="DevMedia:dev_Categories" %> ou com o codigo que vc me passou mesmo o drop em autopostback= true irá resolver   Fico no aguardo e desde já agradeço
Responder

Gostei + 0

10/06/2009

Devmedia

Luiz,
a resposta do consultor foi suficiente? Podemos encerrar o chamado?
Responder

Gostei + 0

17/06/2009

Devmedia

Luiz,
por falta de retorno estamos mudando o status do seu chamado para concluído. caso tnha mais duvidas sobre o assunto aqui tratato, por favor, post aqi mesmo q o consultor voltará a lhe atender.
Responder

Gostei + 0

17/06/2009

Luiz Franco

Olá Primeiramente como eu faria esse metodo do datatable baseado no category.cs para sêr aproveitado no metodo e drpBanco (seria o id do dropdownlist, ddlCategorias, de meu source mais abaixo)    // 1 - Carrega o Grid verificando se o DataTable esta no cache.
    private void BindBancos()
    {
        //drpBanco.DataSource = RecuperaBancos();
        //drpBanco.DataTextField = "BANCO";
        //drpBanco.DataValueField = "BANCO";
        //drpBanco.DataBind();
        //drpBanco.Items.Insert(0, new ListItem(" ---   SELECIONE   --- ", "0"));     }
// 2 - Verifica se existe o cache e retorna, caso contrário retorna do banco
    private DataTable RecuperaBancos()
    {
        return Cache["B"] == null ? dtBC() : Cache["B"] as DataTable;
    }     //3 - Consulta no banco e inclui os dados no banco
    private DataTable dtBC()
    {
        DataTable dtB = DespesasBusiness.ConsultarBancos();
        CacheB(dtB);
        return dtB;
    }     //4 - Adiciona o DataTable o Cache
    private void CacheB(DataTable dtB)
    {
        if (Cache["B"] == null)
        {
            Cache.Insert("B", dtB, null, DateTime.Now.AddMinutes(60), TimeSpan.Zero);
        }
    }     <%@ Page Language="C#" MasterPageFile="~/Home.master" AutoEventWireup="true" CodeFile="produtos.aspx.cs" Inherits="produtos" Title="Untitled Page" ViewStateEncryptionMode="Always" EnableViewStateMac="true" ValidateRequest="true" %> <%@ OutputCache Duration="99999" VaryByParam="CategoryID" SqlDependency="WebProdutos:dev_Categories" %> <asp:Content ID="Content1" ContentPlaceHolderID="ContentCenter" Runat="Server"> <asp:DropDownList ID="ddlCategorias" runat="server" DataSourceID="dsCategory" DataTextField="Title" DataValueField="CategoryID" AutoPostBack="False"> </asp:DropDownList> <asp:ObjectDataSource ID="dsCategory" runat="server" OldValuesParameterFormatString="original_" SelectMethod="SelectCategory" TypeName="Devmedia.ECommerce.Category"></asp:ObjectDataSource> </asp:Content> Fico no aguardo e desde já agradeço
Responder

Gostei + 0

25/06/2009

Fabio Mans

Luiz você diz o DataTable?   private DataTable SelecionaProdutos()
    {
        SqlConnection cnDados = new SqlConnection( @"Data Source=ANDRE_DESKTOP;Initial Catalog=dbDados;Integrated Security=True" );
        SqlDataAdapter daProduto = new SqlDataAdapter( "SELECT * FROM TBPRODUTO ORDER BY DESCRICAO", cnDados );
        DataTable dtProduto = new DataTable();
        daProduto.Fill( dtProduto );
        CacheProdutos( dtProduto );
        return dtProduto;
    }   []'s
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar