GARANTIR DESCONTO

Fórum E se o servidor não aguentar? #51546

13/07/2005

0

Ola,

Não sou DBA, mas estou com um problema grande.

Tenho um provável cliente que possui muitos terminais conectados ao servidor. Só de telemarketing são 95 estações, foras as máquinas do administrativo.

Uma empresa famosa tentou instalar um programa lá e não funcionou 1 dia. A empresa do cliente simplesmente parou.

Bom, a pergunta é: Existe como eu dividir o processamento do firebird em vários servidores, mas acessando o mesmo banco de dados?

Grato.

Ronaldo

Ronaldo

Responder

14/07/2005

Reginaldo174

Não tem como vc dividir a mesma base de dados em mais de um servidor.
o aconselhavel no momento é o seu cliente investir em tecnologia, colocando um servidor para cada serviço. exemplo: servidor para dados, servidor para internet, servidor para e-mail, etc..

Responder

Gostei + 0

14/07/2005

Yallebr

Bom, a pergunta é: Existe como eu dividir o processamento do firebird em vários servidores, mas acessando o mesmo banco de dados?

Tem sim, faz a aplicação 3 camadas. Existe um componente SimpleObjectBroker. Ele faz isso.

Responder

Gostei + 0

14/07/2005

Reginaldo174

Tem sim, faz a aplicação 3 camadas. Existe um componente SimpleObjectBroker. Ele faz isso.

mas aí ele tem que começar do 0 e com certeza vai ser mais trabalhoso que colocar mais máquinas

Responder

Gostei + 0

14/07/2005

Ronaldo

Bom, minha aplicação não está pronta, realmente três camadas seria uma solução, assim como webservices tb. O problema é que essas aplicações demoram muito mais para ficarem prontas.

Fora isso, e se eu dividir o banco em dois ou mais, ou seja, metade das tabelas pra um servidor e metade pra outro?

1) Eu perderia a integridade referencial das tabelas de um servidor que se relacionam com uma do outro. Mas quem faz em três camadas ou WS também não tem, correto?

2) Eu não poderia fazer um join entre as tabelas dos dois servidores. Tem como fazer um view de um servidor para outro?

Existem outros problemas? Eu estou viajando muito na maionese? (rs).

Responder

Gostei + 0

15/07/2005

Afarias

Quanto a distribuir a base entre vários servidores, a opção q vc tem é manter diversas bases (iguais) em diiversos servidores e mantê-las sincronizadas com replicação.

Ainda assim, pelo q vc falou, creio q 1 só servidor bem dimensionado dá o suficiente.

T+

Responder

Gostei + 0

15/07/2005

Ronaldo

Ainda assim, pelo q vc falou, creio q 1 só servidor bem dimensionado dá o suficiente.

Pior é que não, o telemarketing da empresa não para, é uma ligação atrás da outra. Eu nunca havia visto algo parecido.

a opção q vc tem é manter diversas bases (iguais) em diiversos servidores e mantê-las sincronizadas com replicação

Tem como fazer isso pelas triggers? :oops:

Responder

Gostei + 0

16/07/2005

Afarias

|Pior é que não, o telemarketing da empresa não para, é uma ligação
|atrás da outra. Eu nunca havia visto algo parecido.

:-)

por volta de 100 usuários simultâneos não me parece muito para um SGBD como o IB/FB... Ainda mais para um sistema de telemarketing que é (até onde conheço) algo bem ´leve´

|Tem como fazer isso pelas triggers?

NÃO (apenas). Vc tem q desenvolver um sistema de replicação usando a API do IB/FB ou comprar um entre os já existentes.

Algumas opções:

http://www.ibphoenix.com/main.nfs?a=ibphoenix&page=ibp_repl_tools

Na lista acima, o IBReplicator da IBPhoenix me parece uma ótima opção, e creio q para 2 servidores deve custar algo em torno de U$240

Note q há outras fontes de problemas que não o SGBD como o ambiente de hardware (servidor/rede) e a própria aplicação (se não seguir as técnicas C/S corretamente) -- é bom verificar essas pontos tb.

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar